Conectado com

Geral

Processo de cassação do vereador “Neco” será julgado hoje na Câmara rondonense

Haverá um voto a menos com a licença de Adriano Backes

Em razão do pedido de licença apresentado pelo vereador Adriano Backes, o qual assumiu ontem a Secretaria Municipal de Agricultura e Política Ambiental, o processo de cassação do vereador Dorivaldo Kist, o “Neco”, será votado por 12 dos 13 parlamentares com direito a cadeira na Câmara de Marechal Cândido Rondon.

 

Ocorre que, apesar de já ter ocorrida a convocação do suplente Walmor Mergener para assumir a vaga de Backes, regimentalmente há a necessidade do cumprimento de prazo para a posse ser efetivada.

Como a Câmara de Vereadores está em período de recesso parlamentar, há um prazo de cinco dias para que o suplente encaminhe a documentação pertinente e a convocação de uma sessão específica para a posse do suplente.

Além da redução no número de votantes, a relação da lista de votantes também está sendo alterada em razão de o vereador Arion Nasighil ter protocolado declaração de impedimento por ter sido testemunha no mesmo processo contra “Neco”.

Sendo assim, o presidente da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon, Cláudio Kohler, já convocou a suplente Maria Amália Ritt Haab para assumir exclusivamente para a sessão marcada para as 18h00 de hoje.

O vereador Dorivaldo Kist, o “Neco”, responde a processo disciplinar por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara, acusado de se apropriar de parte de salário de uma funcionária comissionada da Prefeitura, que teria sido indicada por ele ao cargo.

No relatório final, após as oitivas das testemunhas e a análise das provas documentais, o relator da comissão processante, vereador Adriano Cottica, concluiu que o acusado teria ficado com parte do salário da funcionária.

Desta forma, o parecer do relator é favorável à cassação de “Neco”.

Conforme o rito previsto no Regimento Interno no Poder Legislativo, para que “Neco” tenha o mandato cassado são necessários nove votos favoráveis dos vereadores que compõem a Casa de Leis.

Independente do resultado da votação do processo em nível de Legislativo, o vereador em questão continuará tendo sua conduta analisada pelo Ministério Público e Poder Judiciário.

Geral

Policiamento reforçado em Terra Roxa após invasões e protestos

Foto: Flavio Frizon Portal Sou Agro

Secretário de Estado da Segurança participa de reunião hoje na cidade

A Secretaria de Estado da Segurança Pública anunciou ontem (16) que vai reforçar o policiamento em Terra Roxa, na região Oeste do Estado, onde nos últimos dias houve invasão a uma propriedade privada e protestos em relação a conflitos fundiários.

A fazenda fica próxima a uma área demarcada de responsabilidade da União.

O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, participa de uma reunião nesta quarta-feira (17) na cidade sobre a situação.

O encontro deve reunir também representantes da Funai, Incra, Justiça Federal, Polícia Federal, Batalhão de Fronteira, Prefeitura de Terra Roxa, Ministério Público, sociedade civil e outros órgãos que estão debruçados na questão.

“Eu tenho certeza que vamos resolver isso com muito diálogo, com muita negociação. Existe uma tensão evidente na região. A responsabilidade da área não é do Estado, mas o governador Ratinho Junior determinou um reforço no policiamento para que não tenhamos nenhum episódio de violência”, afirmou ontem o Secretário Hudson Teixeira.

Também ontem (16) houve um protesto de agricultores solicitando o fim da invasão da fazenda.

Eles cobram ações mais enérgicas de políticos e da justiça para conter a invasão de terras por indígenas.

 

 

Fonte: SESP-Pr

Continue Lendo

Geral

Estádio Valdir Schneider é fechado para a prática de exercícios

Assessoria

A Secretaria de Esporte e Lazer de Marechal Cândido Rondon fechou ontem o Estádio Municipal Valdir Schneider, em virtude dos preparativos à Expo Rondon 2024, que ocorrerá de 24 a 28 de julho.

Palco dos shows, o estádio está recebendo as estruturas para a montagem do palco, camarotes, iluminação, tablados, entre outros.

Conforme o secretário municipal de Esporte e Lazer, Diogo Schneider, a reabertura da praça esportiva para que as pessoas utilizem a pista de atletismo para caminhadas e corridas está agendada para o início de agosto.

Também foi fechado ontem, o Ecoponto, instalado no parque de exposições de Marechal Rondon e que será reaberto, também assim como o Estádio Valdir Schneider, após a Expo Rondon.

Continue Lendo

Geral

Acimacar promove palestra em alusão ao Dia do Comerciante

Em um mundo e mercado cada vez mais volátil e dinâmico, é essencial desenvolver novas competências e habilidades diariamente para se manter competitivo. Pensando nisso, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) promove, no dia 16 de julho, a palestra “Como tirar as metas do papel em tempos de mudanças”.

O evento, alusivo ao Dia do Comerciante, será comandado por Fabiano Zanzin, que apresentará os quatro passos fundamentais para se manter na vanguarda e cumprir metas e objetivos.

A recepção do evento inicia às 19 horas e a palestra às 19h30, no Auditório Ecos da Liberdade, em Marechal Cândido Rondon.

O ingresso para acesso a palestra é comercializado ao valor de R$ 25 e pode ser adquirido junto a Acimacar. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (45) 3284-5707 e (45) 99953-5200

O evento do Dia do Comerciante é promovido pela Acimacar em parceria com o Sebrae PR, Sicoob Confiança e Sicredi Aliança PR/SP.

Sobre o palestrante

Fabiano Zanzin é fundador e diretor do Instituto Brasileiro de Gestão e Liderança (IBGL). Com mais de 20 anos de experiência, Zanzin já ajudou mais de 22 mil líderes e diretores a desenvolverem suas habilidades de liderança. Suas técnicas de administração culminaram em um método de gestão de desempenho que tem impactado a cultura de milhares de líderes e gestores no Brasil e nos Estados Unidos.

Zanzin é pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, formado em Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo e possui várias formações na área comportamental. Atualmente, é mestrando em Administração pela Florida Christian University, nos Estados Unidos. Autor do livro “A Caminho do Topo”, ele compartilha sua vasta experiência e conhecimento em gestão e liderança.

 

Fonte: Acimacar

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.