Geral
Produção Agropecuária de 2019 pode somar 93 bilhões de reais no Paraná

Publicado em:
O Valor Bruto da Produção Agropecuária do Paraná em 2019 pode somar 93 bilhões de reais, segundo o Departamento de Economia Rural, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
Isso indica ganho de 3,4% em comparação com 2018
Esse resultado, caso se conforme, indica um ganho de 3,4 % em relação ao VBP de 2018, que foi de 89 bilhões e 780 milhões de reais.
A versão preliminar do relatório, que inclui o faturamento de mais de 300 produtos da agropecuária e o desempenho das regiões e municípios paranaenses, tem divulgação prevista para o mês de junho, mas já é possível sinalizar alguns índices relativos aos principais produtos do Estado, que representam cerca de 75% do total.
Responsáveis pela maior participação, os produtos da agricultura podem somar 38 bilhões e 800 milhões ao valor total do VBP, uma participação próxima a da safra 2017/2018, que chegou a 39 bilhões e 300 milhões.
Com a quebra de 16% na safra de soja, de 19 milhões de toneladas na safra 2017/2018 para 16 milhões de toneladas na safra 2018/2019, estima-se uma perda de 3 bilhões no VBP.
Já o trigo apresentou redução de 24% na produção, no entanto, esses desempenhos foram compensados pelo valor do milho na segunda safra, que teve aumento de 1% nos preços.
Além disso, a produção passou de 9 milhões de toneladas em 2018 para 13 milhões em 2019, representando ganho de 2 bilhões de reais sobre a renda de 2018, que foi de 6 bilhões e 600 milhões.
O feijão teve valorização dos preços das três safras, com aumento da produção da segunda e terceira safra, e ganho estimado em 600 milhões de reais no Valor Bruto da Produção de 2019.
O secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, diz que os números refletem bem o comportamento econômico do setor em 2019.
Segundo ele, com a quebra da safra de soja e do trigo, houve uma perda de potencial econômico do Paraná, compensada parcialmente pelo incremento da produção, das exportações, do comércio de proteínas animais, que tiveram uma valorização importante.
Inicialmente, estima-se um bom desempenho para a pecuária paranaense no VBP de 2019, com valor de produção aproximadamente 10% superior ao de 2018, em decorrência dos preços melhores.

Geral
PP quer ser protagonista na eleição em Marechal Rondon, mas com os pés no chão
Lideranças do partido estariam trabalhando o nome do vereador licenciado e presidente da Fundação Promotora de Eventos, Claudinho Kohler

Publicado em:
Seguindo a vontade de suas principais lideranças em nível estadual, o PP de Marechal Cândido Rondon também está trabalhando com o desejo de fazer parte de uma chapa majoritária no município.
No último dia 17, duas das principais lideranças do PP rondonense, no caso o vereador eleito Cláudio Kohler e o vereador em exercício Carlinhos Silva, se reuniram com o deputado federal Dilceu Sperafico.
Além de emendas parlamentares e outras ações para atender demandas locais, o encontro realizado em Toledo também serviu para debater as eleições municipais do ano que vem.
Na ocasião, o deputado Sperafico garantiu que em nível estadual o partido trabalha para que seja representado como “protagonista” no processo eleitoral de 2024.
Isso significa que a agremiação quer ter o maior número possível nas chapas majoritárias para as eleições de prefeito e vice, além de constituir chapas completas para a escolha de vereadores.
Em se tratando de Marechal Cândido Rondon, as principais lideranças do PP estariam trabalhando o nome do vereador licenciado e presidente da Fundação Promotora de Eventos, Cláudio Kohler, como um postulante a integrar a chapa majoritária da situação……OUÇA ENTREVISTA
Geral
Promotoria de Justiça denuncia empresa que fraudou licitação em Marechal Rondon
Após vencer o pregão eletrônico, empresa entregou produto falso ao Município

Publicado em:
Na tarde de ontem, a 2ª promotoria de Justiça denunciou a representante da empresa Web Distribuidora LTDA por fraudar licitação pública (modalidade pregão eletrônico).
A equipe da Promotoria Criminal apurou que a empresa, após vencer o pregão eletrônico nº 41/2022, instaurado para fornecimento de toners da marca HP, entregou produto falso ao Município.
A Promotoria informa ainda que a própria equipe técnica da HP entrou em contato com o Município de Marechal Cândido Rondon informando a suspeita de falsificação e que, após colaboração da Municipalidade, a empresa emitiu laudo técnico que atestou a falsificação dos produtos fornecidos ao Município.
O Promotor Caio Di Rienzo informa que os toners adquiridos pelo Município seriam utilizados na Unidade de Pronto Atendimento Edgar Netzel e na Unidade de Suporte Básico – SAMU e que o Município auxiliou a todo momento os trabalhos de investigação da Promotoria.
Por fim, informa que a Promotoria oficiará a Divisão de Combate a Corrupção – núcleo de Maringá, por haver suspeita de que a empresa se utiliza de “laranjas” para participar de licitações em várias cidades do Estado do Paraná.
Geral
Diretor de Itaipu garante sequencia das obras iniciadas no governo anterior
“Elas serão continuadas e concluídas” afirmou Enio Verri

Publicado em:
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, em recente encontro com os prefeitos da região Oeste, por conta da eleição da nova diretoria da AMOP, reafirmou o compromisso histórico da empresa para o desenvolvimento regional e disse que pretende fortalecer as parcerias com as gestões municipais.
Verri assegurou aos gestores municipais que todas as obras com recursos de Itaipu, e que estão em andamento, serão continuadas e concluídas………….OUÇA ENTREVISTA