Conectado com

Agricultura

Produção da Indústria de Alimentos do Paraná cresce 8,8%

A produção da indústria de alimentos do Paraná cresceu 8,8% no ano passado em comparação com 2018, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE.

 

O desempenho é o maior da série histórica, iniciada em 2002, e o melhor do País: a taxa nacional do setor foi de 1,6%.

O índice ajudou o Paraná a alcançar um crescimento de 5,7% na produção industrial geral, somadas todas as atividades, que também foi o melhor resultado do Brasil no ano passado.

O setor industrial de alimentos na pesquisa do IBGE engloba segmentos como o abate e fabricação de carnes, pescados, biscoitos, achocolatados, balas, condimentos, massas, pães, óleos, laticínios, alimentos à base de milho, trigo, arroz, café, açúcar e outros.

Em 2019, o Paraná se destacou também na produção de veículos, máquinas e produtos de metal.

Outros indicadores da cadeia de alimentos ajudam a explicar o crescimento do setor industrial no ano passado.

A pesquisa trimestral de abate de animais, também do IBGE, aponta números positivos para o Estado em 2019 tanto na cadeia de suínos como na de frangos.

Segundo o Ministério da Economia, o Estado consolidou a 3ª posição no ranking nacional das exportações agropecuárias, correspondendo a 13% do volume brasileiro.

O agronegócio foi responsável por cerca de 77% das exportações do Paraná em 2019. Para aumentar esse ritmo, as 216 cooperativas paranaenses

O governador Ratinho Junior afirmou que o resultado demonstra a vitalidade da cadeia produtiva do Paraná…….

 

Por sua vez, o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destaca que os índices são frutos do trabalho de potencializar a abertura de mercados para o Paraná, especialmente na Ásia..

 

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Encontro Estadual de Líderes Rurais 2022 ocorre em Curitiba

Com a expectativa de reunir mais de 4 mil produtores rurais de todas as regiões do Paraná, o Sistema FAEP/SENAR realiza nesta sexta-feira, a partir das 09h00, na Região Metropolitana de Curitiba, o Encontro Estadual de Líderes Rurais 2022.

 

O evento faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical, lançado em 2018 como forma de estimular os sindicatos rurais e encontrarem soluções para ampliar o número de associados e de garantir sua autonomia.

Nesse sentido, o estímulo à formação de novos líderes tem importância estratégica para o setor agropecuário.

O encontro vem coroar uma trajetória virtuosa que envolveu diversas iniciativas ao longo de 2022, como os cursos “Liderança Rural”, a capacitação “Agro Pro – Produtor Protagonista” e os dez encontros regionais de líderes com a presença de palestrantes e especialistas, e que reuniram mais de 2,5 mil participantes.

Além disso, produtores rurais envolvidos com as comissões técnicas da FAEP, Comissão Estadual de Mulheres da FAEP e demais capacitações do SENAR-PR também têm participação confirmada.

A programação inclui palestras técnicas e apresentações culturais, além de propiciar interação e troca de experiência entre os participantes.

O presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, comenta a respeito..

 

Continue Lendo

Agricultura

Adapar faz simulado contra a peste suína africana

Último foco registrado no Brasil é de 1981

 

Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná participaram de um simulado de emergência zoosanitária contra a peste suína africana, cujo trabalho  reuniu serviços veterinários oficiais de todo o País e representantes internacionais, foi realizado em Presidente Getúlio, Santa Catarina.

A Peste Suína é uma enfermidade viral e não oferece risco à saúde humana, no  entanto, pelo alto grau de transmissibilidade, pode dizimar rebanhos de suínos, se constituindo em uma das mais temidas mundialmente.

O último foco registrado no Brasil é de 1981 e o País foi declarado livre da doença em 5 de dezembro de 1984.

Por não ter nenhuma vacina comprovadamente eficaz, a ação preventiva é sempre importante.

O exercício simulado realizado em Santa Catarina imitou a ocorrência da doença, com o objetivo de treinar os serviços veterinários e avaliar a eficiência dos planos de contingência na eventualidade de foco real, minimizando impactos econômicos e sociais.

O coordenador de Sanidade dos Suínos da Adapar, João Teotônio, foi o responsável pela coordenação operacional de campo com 136 médicos veterinários e reforçou a importância do serviço veterinário oficial manter um suporte técnico para atendimento a enfermidades de alto impacto no agronegócio…..

 

Além da peste suína africana, o Paraná é livre da peste suína clássica e tem reconhecimento de bloco em separado, o que garante maior autonomia no caso de ocorrência da doença em outros estados da federação com realidades diferentes da paranaense.

 

 

Continue Lendo

Agricultura

Copagril inicia preparativos para o Dia de Campo 2023

Diretores, superintendentes e integrantes da área agronômica da Copagril já iniciaram preparativos o o tradicional e primeiro grande evento anual da cooperativa, o Dia de Campo.

A edição de   2023 será realizada entre os dias 19 e 21 de janeiro na estação experimental da cooperativa.

A pretensão é que o evento  apresenta  todas as novidades do mercado agropecuário: da tecnologia dos grãos e os maquinários mais modernos.

Os convites às empresas e instituições parceiras estão ocorrendo e a expectativa é de mais um grande evento do agronegócio regional.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.