Conectado com

Agricultura

Produção da Indústria de Alimentos do Paraná cresce 8,8%

A produção da indústria de alimentos do Paraná cresceu 8,8% no ano passado em comparação com 2018, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE.

 

O desempenho é o maior da série histórica, iniciada em 2002, e o melhor do País: a taxa nacional do setor foi de 1,6%.

O índice ajudou o Paraná a alcançar um crescimento de 5,7% na produção industrial geral, somadas todas as atividades, que também foi o melhor resultado do Brasil no ano passado.

O setor industrial de alimentos na pesquisa do IBGE engloba segmentos como o abate e fabricação de carnes, pescados, biscoitos, achocolatados, balas, condimentos, massas, pães, óleos, laticínios, alimentos à base de milho, trigo, arroz, café, açúcar e outros.

Em 2019, o Paraná se destacou também na produção de veículos, máquinas e produtos de metal.

Outros indicadores da cadeia de alimentos ajudam a explicar o crescimento do setor industrial no ano passado.

A pesquisa trimestral de abate de animais, também do IBGE, aponta números positivos para o Estado em 2019 tanto na cadeia de suínos como na de frangos.

Segundo o Ministério da Economia, o Estado consolidou a 3ª posição no ranking nacional das exportações agropecuárias, correspondendo a 13% do volume brasileiro.

O agronegócio foi responsável por cerca de 77% das exportações do Paraná em 2019. Para aumentar esse ritmo, as 216 cooperativas paranaenses

O governador Ratinho Junior afirmou que o resultado demonstra a vitalidade da cadeia produtiva do Paraná…….

 

Por sua vez, o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destaca que os índices são frutos do trabalho de potencializar a abertura de mercados para o Paraná, especialmente na Ásia..

 

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

BRDE disponibiliza recursos para financiar a próxima safra

Ilustrativa

Numa live pelo YouTube o governador Ratinho Junior anunciou uma parceria com o Governo Federal, através do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, que resulta na destinação de 460 milhões de reais para fomentar o desenvolvimento do agronegócio do Paraná.

Este valor integra o Plano Safra 2020/2021, editado pelo Governo Federal, e é 6,1% superior ao da safra anterior.

O Plano Safra está em vigência desde o dia 1º desse mês e vai destinar, no total, 236 bilhões e 300 milhões de reais para apoiar a produção agropecuária de pequenos, médios e grandes produtores do País.

Segundo Ratinho Jr. esses recursos vão ajudar o Paraná a ser protagonista no mundo da produção de alimentos…

 

Continue Lendo

Agricultura

Soja e milho terão produtividades recordes neste ano segundo a Conab

Ilustrativa

Conforme o 10º Levantamento de Grãos, divulgado ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento, a A produção brasileira de grãos deverá ser de 251 milhões e 400 mil toneladas na safra 2019/2020.

O desempenho recorde na agricultura deve-se, principalmente, às colheitas de soja e milho, responsáveis por cerca de 88% da produção. Os dados constam

Nesta safra, a Conab estima a maior colheita já registrada para a soja, com uma produção de quase 121 milhões de toneladas.

O bom resultado foi obtido, apesar dos problemas climáticos registrados principalmente no Rio Grande do Sul, com registro de produtividade média nacional maior que a da safra passada.

O reflexo da boa produção pode ser visto nas exportações do produto.

Nos primeiro semestre deste ano o país exportou 60 milhões e 300 mil toneladas do grão, aumento de 38% em comparação com o mesmo período do ano passado.

A produção de milho também deve ser a maior já registrada, com expectativa que o Brasil tenha uma produção superior a 100 milhões de toneladas.

Já em relação as culturas de inverno, conforme o Superintendente de informações do agronegócio da Conab, Cleverton Santana, o destaque fica para o trigo que deverá ter aumento de área plantada..

 

Continue Lendo

Agricultura

Conab divulga hoje o 10º Levantamento da Safra de Grãos

Ilustrativa

Companhia Nacional de Abastecimento divulga nesta quarta-feira às 9 horas, os números do 10º Levantamento da Safra de Grãos 2019/2020.

O anúncio será feito pelo canal da Conab no YouTube, com transmissão simultânea para o portal da feira AgroBrasília 2020, que este ano acontece em formato digital.

A transmissão ao vivo contará com a participação do presidente da Conab, Guilherme Bastos, do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento , César Halum, e do diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sergio De Zen.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.