Agricultura
Produção de grãos pela primeira vez na história deve superar 270 milhões de toneladas

Publicado em:

Projeção foi divulgada hoje pela Conab
A produção de grãos no Brasil, estimada em 273 milhões e 800 mil toneladas no 7º levantamento divulgado nesta quinta-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento , segue registrando a marca recorde que vem caracterizando a Safra 2020/21.
O crescimento atinge 6,5%, o correspondente a 16 milhões e 800 mil toneladas sobre a safra passada.
O destaque dá-se sobretudo a partir da consolidação do plantio das culturas de segunda safra e início de semeadura das culturas de inverno, com sustentação no aumento geral de 68 milhões e meio de hectares e boa performance da soja e do milho.
Já em relação ao mês passado, nota-se um aumento de 1 milhão e meio de toneladas, sustentado especialmente pelo crescimento de 1,1% na área plantada de milho segunda safra, além do ganho na produtividade da soja.
Quanto à área total de plantio, o boletim registra um crescimento de 3,9% sobre a safra anterior, com previsão de alcançar 68 milhões e meio de hectares.
Esse volume conta com a participação de cerca de 20 milhões de hectares provenientes das lavouras de segunda e terceira safras e as de inverno, que ocuparão a pós-colheita da soja e do milho primeira safra.
No caso da soja, que tem o Brasil como maior produtor mundial, o volume deve alcançar novo recorde, estimado em 135 milhões e meio de toneladas, 8,6% ou 10 milhões e 700 mil toneladas , superior à produção da safra 2019/20.
O milho total também sinaliza produção recorde, com a previsão de atingir 109 milhões de toneladas e crescimento de 6,2% sobre a produção passada.
Serão produzidas 24 milhões e meio na primeira safra, 82 milhões e 600 mil na segunda e 1 milhão e 800 mil toneladas na terceira safra.

Agricultura
Safra de inverno vai se aproximar 8 milhões de toneladas

Publicado em:

Seis culturas terão elevação na produção na safra 2020/21
O Brasil se prepara para uma boa safra das culturas de inverno conforme o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento, o qual aponta que pelo menos seis culturas (aveia, centeio, trigo, triticale, cevada e canola.) terão aumento de produção, mantendo a área plantada da safra anterior.
Juntos os grãos somam uma produção de quase 8 milhões de toneladas.
No ciclo anterior foram cerca de 7 milhões e meio de toneladas.
O trigo, a principal delas, vai ter um incremento de produção de 2,2%, com uma safra esperada de 6 milhões 371 mil toneladas.
As primeiras lavouras já estão sendo implantadas em algumas regiões do país, com destaque, nesse momento, para o cultivo de trigo no Centro-Oeste, especialmente em manejo de sequeiro, no Distrito Federal e em Goiás.
As condições climáticas estão favoráveis à formação das lavouras, apresentando adequado acúmulo de umidade no solo para germinação e emergência das sementes.
O cultivo deve se estabelecer por quase todas as regiões brasileiras, com destaque para a produção no Sul, principalmente Paraná e Rio Grande do Sul ; Sudeste com São Paulo e Minas Gerais e o Centro-Oeste, especialmente Mato Grosso do Sul e Goiás.
O destaque fica por conta do Rio Grande do Sul que vai expandir sua produção, contando com um clima melhor do que na safra passada.
Agricultura
Inscrições para sementes de aveia em Mercedes somente até hoje

Publicado em:

A Administração Municipal de Mercedes, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, está com inscrições abertas para interessados em adquirir sementes de aveia.
Até esta sexta-feira (16) os agricultores podem apresentar sua manifestação de interesse por sementes.
O incentivo é oferecido a produtores que comercializam leite, cada produtor inscrito tem direito a receber até duas sacas de aveia.
Para ser beneficiado, é necessário ter em dia o bloco de produtor rural, vacinação dos animais, cadastro atualizado na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná e não possuir débitos com a municipalidade.
Os produtores interessados devem comparecerem no Paço Municipal das 8 às 12 e das 13:30 às 17 horas e 30 minutos, ou entrar em contato por telefone.
Agricultura
Cigarrinha do milho ameaça a safrinha e agricultores devem ficar em alerta

Publicado em:

Com a semeadura do milho 2ª safra concluída na região de Marechal Cândido Rondon, os produtores rurais devem ficar atentos agora para o controle de pragas.
Uma das principais preocupações é a cigarrinha do milho, que coloca em risco a produção da cultura.
A cultura do milho enfrenta hoje um dos seus maiores problemas fitossanitários causados pelo aumento da pressão de pragas e doenças, tendo como causa o crescimento da área de milho safrinha e pela adoção de sistemas irrigados, quebrando o intervalo de plantio, pois é cultivado praticamente o ano todo, e em todo o Brasil.
A região Oeste do Estado já vem registrando a ocorrência da praga em safras anteriores: o inseto se esconde no cartucho da planta, inoculando agentes que causam doenças, provocando sérios prejuízos para o agricultor.
Em alguns casos pode haver perda de até 100% da lavoura.
Para controlar a cigarrinha, ou conviver com a praga, o produtor deve adotar uma série de recomendações técnicas que vão da escolha das sementes híbridas, ao monitoramento da lavoura e uso de produtos mais eficientes nos cultivos.
Seus danos são diretos, quando a praga, em população muito elevada, suga a seiva continuamente da planta do milho, levando a planta à exaustão e ao desenvolvimento de fumagina sobre as suas folhas.
Também produz danos indiretos quando a cigarrinha do milho se torna vetor de transmissão de doenças do complexo dos enfezamentos, causados por microrganismos: molicutes e vírus.
Considerado um dos maiores especialistas dessa praga em nível de região Sul do Brasil, o engenheiro agrônomo Claudinei Minchio, orienta os agricultores a evitarem grandes aplicações contra a cigarrinha sem que focos do inseto sejam constatados nas lavouras……