Conectado com

Agricultura

Produtores de trigo deverão ter dificuldades para plantar a safra de 2022

Os produtores de trigo do Paraná devem encontrar dificuldades para plantar a safra 2022, pois há vários fatores que devem influenciar diretamente a área a ser plantada no próximo ano.

 

Um dos problemas é a concorrência com o milho 

 

Essa previsão é feita pelo Departamento de Economia Rural, da Secretaria de Agricultura do Estado, e um deles é o plantio da soja no período ideal.

Segundo o Deral, diferentemente do plantio anterior, a oleaginosa foi semeada antecipadamente neste ano, possibilitando o plantio da segunda safra de milho de maneira mais satisfatória, o que favorece a ampliação da área do milho frente ao trigo.

A este motivo agronômico soma-se um financeiro, pois a relação de preços entre milho e trigo favorece fortemente o plantio de milho, que tem custos menores e produtividades maiores.

Estima-se que os preços do trigo devam estar aproximadamente 70% maiores que os do milho para favorecer o primeiro, ante 13% observados atualmente.

Além disso, de acordo com o Departamento de Economia Rural, existe ainda um fator mais preocupante: a elevação do de produção do trigo exige uma produtividade alta para compensá-los.

Os dados de novembro do Deral apontam um aumento nos custos de 21% no último trimestre e de 73% nos últimos 12 meses, atingindo 4 mil, 223 reais e 27 centavos por hectare.

A preços de hoje, seriam necessárias 48 sacas de trigo para empatar o desembolso, onerado especialmente com combustíveis e fertilizantes.

Como referência, desde 2016 a produtividade média do Paraná não atinge esse volume, ficando em média em 42 sacas por hectare nos últimos cinco anos.

 

Com informações Globo Rural

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Copagril prega otimismo nas pré assembleias com associados

Foto: Assessoria

Com o encerramento do Dia de Campo, o cronograma de atividades da Copagril segue com o roteiro de pré-assembleias.

No sábado  pela manhã  a   a primeira reunião foi com  associados da região de Guaira, na AACC  local.

Na segunda-feira, serão três pré-assembleias:  pela manhã   ocorreu reunião  no Pavilhão da Comunidade Evangélica de Iguiporã; 14 horas será   na Casa da Cultura de Entre Rios do Oeste; e às 19 horas e 30 minutos com associados da unidade  de  Margarida.

Amanhã, terça-feira,  às 9 horas na AACC de Marechal Cândido Rondon e às 14 horas na Casa da Cultura de Mercedes.

Nas reuniões com os associados a diretoria executiva da Copagril discute a respeito dos números que serão levados para a AGO e também o planejamento para o ano de 2022.

Conforme o presidente Ricardo Chapla, apesar de todas as adversidades enfrentas com a pandemia e perda de safra em razão crise hídrica, a cooperativa fechou 2021 com crescimento em seu faturamento geral..

 

Continue Lendo

Agricultura

Manejo Integrado de Pragas voltará a ser difundido em Pato Bragado

O “Manejo Integrado de Pragas” é um conceito que foi instituído na década de 1960 pela comunidade científica, para a otimização do controle de pragas agrícolas.

O termo refere-se à integração de diferentes ferramentas de controle, tais como os produtos químicos, agentes biológico, predadores, extratos de plantas, variedades de plantas resistentes a pragas, manejo cultural, plantas iscas, liberação de machos estéreis, dentre outras.

O emprego conjunto de todas essas ferramentas, de maneira planejada e em harmonia, é a base para solidez de um programa de MIP.

Esse programa mais uma vez será levado ao município de Pato Bragado, conforme destaca a secretária municipal de Agricultura, Jaqueline Vanelli…

 

Continue Lendo

Agricultura

Visitação ao Dia de Campo da Copagril será possível até às 16 horas

Foto: Karine Barbian

Considerando o fato de em 2021 o evento não ter sido presencial, a expectativa dos organizadores em relação a público neste ano, numa avaliação preliminar foi atendida.

Hoje a  visitação à estação experimental  vai  até às 16 horas, e mais uma vez a circulação de pessoas é intensa desde as primeiras horas com comitivas de municípios da área de ação da Copagril, no Paraná e Mato Grosso do Sul.

O coordenador geral do Dia de Campo, Enoir Primon mencionou  pela manhã que  as expectativas foram atingidas e pela manifestação das empresas participantes os agricultores aproveitaram e buscaram informações principalmente em relação aos híbridos que poderão ser utilizados na próxima safra.

Por sua vez o diretor vice-presidente, Elói Podkova , também avaliou positivamente o evento presencial deste ano……..

 

Conforme a programação previamente  estabelecida, o campo experimental estará aberto para visitação até às 16 horas de hoje.

Momentos mais tarde, com a presença dos expositores e servidores, haverá o ato de encerramento e o anúncio da data do Dia de Campo Copagril de 2023.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.