Rádio Difusora do Paraná

Professoras rondonenses da rede municipal são pré-selecionadas para o Prêmio Educador Transformador 2023

Elas concorreram com quase três mil projetos de todo o Brasil

Na quarta-feira (15) foram divulgados os nomes dos professores pré-selecionados ao Prêmio Educador Transformador 2023. A premiação é uma iniciativa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e tem como objetivo principal identificar, reconhecer, valorizar e divulgar projetos educacionais transformadores, alinhados à educação empreendedora em nível nacional.

Nesta primeira etapa, participaram quase três mil projetos. Destes, 658 foram pré-selecionados, entre eles, três iniciativas de Marechal Cândido Rondon.

Escola Julia Wandereley

A Escola Julia Wandereley, do distrito de Novo Horizonte, teve professoras pré-selecionadas através de dois projetos, desenvolvidos em 2022. Um deles é o projeto “Arte de Brincar”, com a turma do 3º ano, orientado pela professora Djeise Karolaine Schaab Martim e que contou com o auxílio da docente Camila Lemmertz. O outro é o projeto “Festival da Cuca”, conduzido pela professora Daniele Balkau Schmoeller, com o apoio da docente Igeslene Neubecker Prass.

Ambos os projetos tiveram como objetivo o resgate da cultura alemã no que tange à gastronomia, brincadeiras e brinquedos típicos interligados com o comportamento empreendedor e sustentável.

Segundo a diretora Graciele Cristiane Rambo, a escola tem como prática o desenvolvimento de projetos temáticos, os quais visam oportunizar uma aprendizagem significativa para seus alunos, como esse que buscou conhecer um pouco mais da cultura germânica, tendo em vista que o marco da colonização do município de Marechal Cândido Rondon tem como referência também a imigração alemã.

Escola Jean Piaget

Da Escola Jean Piaget a professora pré-selecionada foi Sonia Antunes Caregnato, através do projeto “Entre Salas”. A iniciativa teve como objetivo mostrar vários ângulos da aprendizagem significativa. A atividade surgiu para sensibilizar a comunidade escolar com pequenas ações voltadas à sustentabilidade, focadas na separação e reutilização de materiais, com destaque aos verdadeiros protagonistas, que são os alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento que frequentam no contra turno a Sala de Recursos Multifuncional. O objetivo é elevar a autoestima desses alunos, para que desempenhem com maestria e entusiasmo as atividades envolventes e desafiadoras ao longo do ano letivo.

As ações desenvolvidas durante o projeto iniciaram com a campanha de arrecadação de tampas plásticas, através da confecção de “Papa Tampas” em forma de monstrinhos, por serem atrativos às crianças, que foram dispostos na entrada da escola e distribuídos às famílias. A divulgação da campanha aconteceu na escola com os alunos e nas mídias sociais. Paralelamente, foram reutilizados materiais recicláveis com fins pedagógicos

Próximas etapas

As próximas etapas do Prêmio Educador Transformador 2023 serão divulgadas no dia 17 de abril, quando será possível conhecer os projetos selecionados. No mês de maio serão divulgados os 7 projetos vencedores em nível nacional.