Mesmo serviço será ofertados aos estudantes
Com aumento de quase 70% na quantidade dos afastamentos de professores devido a transtornos mentais como ansiedade e depressão em 2021, a Secretaria de Educação do Paraná decidiu oferecer atendimento psicológico e psiquiátrico gratuito para todos os profissionais da rede.
O atendimento psicológico será disponibilizado até o fim deste mês por meio de um aplicativo de celular chamado Bem Cuidar e deverá ser estendido aos alunos a partir do segundo semestre.
O advento da pandemia afetou a comunidade escolar e trouxe mudanças preocupantes à sala de aula, onde os professores passaram a lidar com crises de ansiedade dos estudantes, choro coletivo e situações de automutilação.
O resultado, de acordo com a Seed, é que a média de afastamentos de colaboradores devido a transtornos mentais e comportamentais aumentou cerca de 70%, pulando de 534 casos mensais em 2020 para 913 no ano passado.
“Algo que precisava de uma solução urgente”, explica a chefe de Recursos Humanos da secretaria, Taciana Fenili de Santana.
Por isso, a secretaria avaliou os dados e decidiu disponibilizar profissionais da área de psicologia e psiquiatria para atendimento psicológico gratuito dos funcionários.
Como as teleconsultas deram certo durante a pandemia, a intenção é seguir esse modelo, relata Taciana, ao explicar que as sessões online serão realizadas por 20 psicólogos e quatro médicos psiquiatras selecionados pela Universidade Estadual de Londrina .
Para agendar a consulta basta que o funcionário baixe o aplicativo Bem Cuidar no smartphone, faça um rápido cadastro e solicite atendimento com o psicólogo disponível.
O objetivo é que os colaboradores busquem ajuda profissional de forma simples e rápida quando precisarem conversar a respeito de questões difíceis do dia a dia, o que evitará problemas mais graves, reduzirá o número de afastamentos e resultará em mais qualidade de ensino aos alunos, pois o professor estará se sentindo bem e conseguirá trabalhar melhor”.