Geral
Professores da rede municipal participam de capacitações para a volta às aulas

Publicado em:

Professores dos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e Escolas Municipais assistiram palestra de forma virtual, com a diretora da UPA, Andreia Guissardi, e a enfermeira responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Alyne Ribeiro Novais, sobre “Volta às Aulas com Segurança”.
A capacitação orientou sobre as ações que devem ser realizadas para evitar o contagio pela Covid-19 nas instituições de ensino.
Outra palestra teve como tema “Acolhimento socioemocional na volta às aulas”, e foi ministrada pelas psicólogas da Secretaria de Educação Raquel Volpato e Elizandra Weber.
Conforme a secretária de Educação, Andréia Bach, neste momento de retorno é preciso entender a melhor forma de receber os alunos que ficaram afastados da rotina escolar e do convívio social.
Ela destacou que essas ações fazem parte do protocolo de biossegurança no retorno às aulas presenciais de cada instituição e atendem as recomendações das Secretarias de Saúde e Educação.
A secretária lembra que as aulas presenciais para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e turmas do Infantil 4 e 5 serão retomadas a partir do dia 18, próxima quinta-feira.
A programação prevê o escalonamento dos estudantes, com organização em grupos de acordo com a normatização vigente, acerca da adoção de medidas visando a interrupção da propagação da Covid-19.
Nas turmas em que a quantidade de alunos não permitir o distanciamento entre os mesmos, a cada semana, um grupo de estudantes terá aula presencial, enquanto outro estará com atividades impressas para serem realizadas em casa.
No que se refere ao atendimento presencial dos alunos nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) a previsão é de que se mantenha de forma remota durante o mês de fevereiro de 2021, com a retomada do ensino presencial no curso do mês de março, em data a ser definida.
Com Assessoria

Geral
Pato Bragado registra mais uma morte por coronavírus

Publicado em:

Pato Bragado confirmou hoje (08) o quarto óbito por coronavírus: um homem de 55 anos que faleceu no domingo.
Ele procurou atendimento na Unidade Básica de Saúde de Pato Bragado no dia 26 de fevereiro, ocasião em que foi submetido a isolamento imediato.
No dia 1º de março foi realizada coleta de material para exame que deu positivo no dia 04, sendo que neste mesmo dia, ele foi internado por agravamento do quadro respiratório.
O homem faleceu no Hospital Vilela Capriotti no domingo, enquanto aguardava por um leito de UTI.
O bragadense de 55 anos tinha histórico de hipertensão.
Segundo boletim da Secretaria de Saude divulgado hoje no final da tarde, Pato Bragado está com 19 casos ativos, com uma pessoa na UTI e outra em enfermaria.
São 23 casos suspeitos que estão sendo monitorados e quatro óbitos; de um total de 282 casos confirmados.
Geral
Prefeitura abre PSS para contratar professor de inglês em MaL Rondon

Publicado em:

Foi aberto hoje e segue ate o dia19 de março, o período de inscrições PSS, para contratação de professor de inglês para Mal Rondon, para os anos iniciais do ensino fundamental.
As inscrições, que são gratuitas, serão realizadas exclusivamente via Internet, no site www.testeseletivo.com.br
Entre os requisitos necessários está a licenciatura de graduação plena específica (Letras Português/Inglês).
O processo se seleção é composto de realização de prova escrita objetiva, aplicada a todos os candidatos, possuindo caráter eliminatório e classificatório; a data será divulgada juntamente com a homologação das inscrições; também haverá prova de títulos de caráter classificatório.
O profissional pode atuar até 20 horas semanais e terá remuneração de 1.731 reais.
Geral
Desrespeito a decreto gera multas e interdições no Paraná

Publicado em:

199 estabelecimentos comerciais foram interditados e 209 multados
Em oito dias de operação especial e estratégica promovida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, 4.682 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados no Paraná, sendo que 199 deles foram interditados e 209 multados.
As autuações são relativas ao descumprimento do Decreto publicado pelo governo estadual, com o objetivo de controlar a pandemia causada pelo novo coronavírus.
De acordo com o balanço da Segurança Pública, divulgado neste domingo, foram 2.587 denúncias recebidas e 511 ocorrências constatadas pelos agentes de segurança.
Houve 1.566 ações de dispersão de aglomerações de pessoas, 401 prisões de adultos e 84 apreensões de adolescentes no período.
O relatório aponta ainda 18 armas de fogo e 126 equipamentos apreendidos, além de 159 veículos apreendidos/recuperados. 332 pessoas também foram multadas neste período.
O decreto estadual foi renovado na sexta-feira por mais 48 horas, além do que já era previsto, e tem validade até a quarta-feira dia 10.
Após esse prazo, entra em vigor uma nova normativa , que mantém a restrição de circulação de pessoas e a venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais de uso coletivo após as 20h, além de suspender qualquer tipo de evento que propicie aglomeração.
O novo texto também afirma que compete à Secretaria de Segurança Pública, em cooperação com as guardas municipais, manter uma operação diária e intensa de fiscalização nas ruas.
A população pode ajudar com denúncias nos canais oficiais 181 e 190.
Diariamente atuam nas ruas do Paraná mais de três mil agentes e mais de mil viaturas circulando pelo Estado nesta força-tarefa estratégica, além de helicóptero e uma Delegacia Móvel.
Trabalham na força-tarefa profissionais da Secretaria de Segurança Pública, das polícias Militar, Civil e Científica, do Corpo de Bombeiros e dos departamentos Penitenciário e de Inteligência .