Profissionais da saúde rondonense recebem treinamento para o enfrentamento da dengue e chikungunya

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria de Saúde, promoveu nos dias 28 e 31 de março, a capacitação para os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O treinamento foi voltado para os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE).

O objetivo da capacitação foi atualizar os agentes sobre os principais sinais e sintomas da dengue e chikungunya, suas formas de transmissão e tratamento, além do reforço nas estratégias de enfrentamento. O treinamento também destacou a importância da integração dos profissionais no combate às arboviroses, e seu papel fundamental junto à comunidade.

Segundo a secretária de Saúde, Marciane Specht, os agentes de saúde estão na linha de frente da prevenção, portanto, conhecem de perto a realidade e desempenham um papel fundamental na identificação de riscos, no combate aos focos do mosquito e na orientação da população sobre medidas preventivas.” Por isso, receber bem esses profissionais é essencial. Eles estão aqui para ajudar a proteger sua família e sua vizinhança”, destacou a secretária.

Prevenção

Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, algumas atitudes fazem toda a diferença:

Evite deixar pneus ou qualquer outro tipo de objetos que possam armazenar água, expostos à chuva; mantenha sempre limpas as calhas e lajes; coloque areia nos pratos de plantas e tampe bem caixas d’água e tonéis.

Fique atento aos sintomas

Dengue:
Febre alta repentina (acima de 38°C)
Dor de cabeça e dor atrás dos olhos
Dores musculares e articulares
Manchas vermelhas na pele
Sangramento de mucosas
Aumento do fígado

Chikungunya:

Febre intensa e dores articulares
Inchaço e dor nas articulações (principalmente pés e mãos)
Náuseas, vômitos e dor de garganta
Diarreia ou dor abdominal

Caso apresente sintomas, procure atendimento na UBS do seu bairro, se necessário. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h.