Profissionais discutem crescimento da população de cigarrinhas na região

Foi realizada pela manhã de hoje  no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon, a Reunião Técnica sobre Enfezamentos da Cultura do Milho.

O evento  é resultado de uma parceria entre a Adapar, Embrapa, Ministério da Agricultura,  Conselhos de Sanidade Agropecuária, IDR-Paraná, Asseapar, Sindicatos Rural e dos Trabalhadores, cooperativas e empresas do setor.

O encontro iniciou com abordagens a respeito das  ações de vigilância fitossanitária dos enfezamentos do milho no Paraná e no Brasil por representantes da Adapar e do Ministério da Agricultura.

O evento marcou  o encerramento do trabalho que profissionais da Embrapa  de 7 Lagoas, Minas Gerais, realizaram na microrregião de Marechal Cândido Rondon, desde a ultima segunda-feira com visitação a propriedades rurais

A  pesquisadora entomologista da Embrapa Milho e Sorgo, doutora Simone Mendes, discorreu sobre  o tema “Cigarrinha do Milho: Conhecer para Planejar”.

Por sua vez a  pesquisadora fitopatologista da Embrapa Milho e Sorgo, doutora Dagma Dionísia da Silva, falou sobre “Manejo dos Enfezamentos na Cultura do Milho”…..

 

No encontro o fiscal agropecuário da Adapar de Marechal Cândido Rondon, engenheiro agrônomo Anderson Lemiska,  falou sobre a Campanha  de Eliminação de Plantas Voluntária do Milho”.

O objetivo principal é orientar técnicos e produtores a melhor prevenir o ataque da cigarrinha, tendo em vista que na atual safrinha a incidência de enfezamentos se tornou ainda mais preocupante.