Em boletim informativo realizado no início da noite desta segunda-feira (13), a Prefeitura do município de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde confirmou que um profissional da área de saúde teria testado positivo para o novo Coronavírus (Covid-19), em Toledo.
Até o momento não foi informado a função, sexo, tampouco a idade desse profissional. A única informação repassada até a veiculação desta matéria é que se trata de um médico (a), de Cascavel, mas que trabalha em Toledo. A pessoa realizou o exame em um laboratório particular do município e testou positivo para a doença. O caso ainda não foi confirmado pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), em Curitiba, responsável pela análise das amostras no Estado. No entanto os órgãos de saúde de Toledo já tratam o caso como positivo.
Segundo as informações repassadas no boletim esse (a) profissional encontra-se em isolamento domiciliar e passa bem. Ela (e), apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 05 de abril e desde então praticou o isolamento social.
No boletim diário apresentado na tarde desta segunda-feira (13), pela Secretaria Estadual De Saúde (Sesa), o município de Toledo tem 72 casos notificados da Covid-19, sendo que 64 casos foram descartados, 07 continuam em investigação e 01 caso foi confirmado. Lembrando que o caso confirmado hoje no profissional de saúde ainda não consta no informativo da Sesa.
O médico e porta-voz do Comitê Operacional de Emergência (COE), Dr. Fernando Pedrotti, ressaltou que o profissional de saúde fez o isolamento logo que sentiu os primeiros sintomas e reiterou que o exame realizado por esse profissional é altamente confiável.
“Assim que esse profissional sentiu os primeiros sintomas da doença ele ficou em isolamento domiciliar e ficará nesse isolamento por pelo menos 14 dias. Quanto ao exame, ele foi feito em um laboratório particular por opção do paciente e nós podemos afirmar que esse exame é altamente confiável, uma vez que utiliza a mesma técnica usada pelo Lacen em seus exames”, informou, Dr. Fernando Pedrotti.
O primeiro paciente que teve a Covid-19 em Toledo é um homem de 55 anos. De acordo com as últimas informações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde ele encontra-se em isolamento domiciliar e está em bom estado clínico. Ele está sendo acompanhado e orientado frequentemente pelos órgãos de saúde do município.
O homem de 55 viajou para o Estado do Mato Grosso no decorrer do mês de março e acredita-se que ele tenha contraído a doença nesta viagem. O paciente teve os primeiros sintomas da Covid-19 no final do mês de março e realizou o exame no dia 03 de abril. Ele teve a confirmação da doença no dia 07 de abril.
Dr. Fernando Pedrotti, afirma que o paciente deve ser liberado do isolamento social em breve. “É importante salientar que esse paciente encontra-se em bom estado de saúde e está recebendo todo o acompanhamento necessário, por parte dos órgãos de saúde municipais. Ele teve os primeiros sintomas há 11 dias. Se não ocorrer nenhum tipo de complicação ele será liberado do isolamento domiciliar dentro de poucos dias”, esclareceu o médico.
Dados do Paraná
De acordo com os dados apresentados pela Sesa na tarde desta segunda-feira (13), o Paraná teve 18 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas. Também foram registrados dois novos óbitos neste período.
Os 18 novos casos registrados no Estado foram nas cidades de Apucarana (05); Londrina (04); Foz do Iguaçu (03); Assis Chateaubriand (01); Fazenda Rio Grande (01); Jataizinho (01); Paranavaí (01); Quitandinha (01); e União da Vitória (01).
Com as novas confirmações o Paraná chegou a 768 casos confirmados para o novo Coronavírus, sendo que 12 destes não residem no Estado. São 6.390 casos descartados e 411 seguem em investigação. O Paraná ainda soma um total de 34 mortos pela Covid-19. 126 pacientes estão internados, sendo 75 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), e 51 em leitos clínicos.
Mais duas mortes pela doença foram confirmadas nesta segunda-feira (13), no Estado. A primeira morte foi de um homem de 52 anos, residente na cidade de Maringá. Ele estava internado desde o dia 06 e teve a confirmação para a Covid-19 na última sexta-feira 10. O homem morreu no domingo 12, em um hospital da região.
A outra morte foi de um homem de 79 anos, residente na cidade de Arapongas. Ele morreu nesta segunda-feira 13. O senhor estava internado desde o dia 07, e teve a confirmação para a doença no último sábado 11.
Fonte: Toledo News