Programa Agrinho lança concurso para valorizar o ensino de tecnologia e inovação

O Programa Agrinho 2022 lança um concurso de programação para incentivar e valorizar o ensino de tecnologia e inovação, presente na matriz curricular dos estudantes da rede estadual de ensino.

Os concursos Redação Paraná Nota 10 e de robótica já estão em andamento.

Ao todo, o concurso premiará 128 projetos, sendo quatro de cada Núcleo Regional de Educação.

Estudantes e professores responsáveis pelos projetos vencedores vão receber um smartphone e um certificado cada um.

Podem participar do concurso alunos do ensino fundamental II, do sexto ao nono ano, das escolas em tempo integral ou com ampliação de jornada e do 1º ano do ensino médio regularmente matriculados nos colégios estaduais.

São ao todo cerca de 150 mil estudantes aptos; o tema dos projetos é livre – mas espera-se um cunho de contribuição social; e o concurso será dividido em duas categorias, uma para cada etapa de ensino.

A categoria 1 é direcionada aos estudantes do 6º ao 9º ano, sendo que o projeto deverá ser desenvolvido em linguagem de programação Scratch: atualmente, os alunos da educação em tempo integral desse anos têm duas aulas semanais de Programação e Tecnologia Computacional.

Já a categoria 2, voltada aos estudantes do 1º ano do médio, deverá ter o projeto realizado nas linguagens HTML, CSS ou Javascript, pois com o início do novo ensino médio, esses estudantes têm duas aulas semanais de Pensamento Computacional.

O concurso acontece em três etapas: escolar, regional e estadual; a divulgação dos resultados será no dia 13 de outubro, já a cerimônia de premiação está prevista para acontecer no mês de novembro, em Curitiba.