Conectado com

Geral

Projeto da Unioeste promove atividades de combate à obesidade e ao sedentarismo em escolares

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO CLICANDO AQUI

 

O projeto “Educação Física Escolar: A prevenção e o combate à obesidade por meio de práticas corporais” foi idealizado em 2017, pelo professor Arestides Pereira da Silva Júnior que é docente do curso de Educação Física – Licenciatura, Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras (CCHEL) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Marechal Cândido Rondon.

O projeto promove práticas corporais no intuito de prevenir e combater o sobrepeso e a obesidade em adolescentes no município, além de proporcionar aos acadêmicos do curso uma oportunidade de vivenciar práticas pedagógicas para o ensino das diversas práticas corporais ligadas à Educação Física Escolar.

Na opinião de Arestides é preciso fornecer informações sobre a importância da prática de atividade física e de hábitos saudáveis gerais para as crianças e adolescentes. “Promover o aumento de atividades físicas em jovens com sobrepeso e obesidade incita um processo educativo para que eles reconheçam isso como um elemento importante para a sua vida toda”.

Atualmente o projeto trabalha apenas com o professor Arestides e com a acadêmica bolsista (4°ano) Gabriela Doebber. De acordo com ele após o retorno das atividades paralisadas por conta da pandemia do Coronavírus, serão oferecidas cinco vagas para acadêmicos voluntários.

Com a pandemia da Covid–19 foi necessário adaptar as ações do projeto e consequentemente do atendimento ao público do projeto. Dessa forma, os membros elaboraram uma maneira de colaborar com os participantes nesse momento de isolamento. Atualmente, as atividades são publicadas diariamente na página do Facebook (https://www.facebook.com/ProjetoPraticarUNIOESTE/) e em grupos de Whatsapp, breves posts com a divulgação de informações importantes e dicas de brincadeiras e atividades, que poderão ser realizadas em casa nesse momento de isolamento e auxiliar pais e filhos no convívio saudável familiar.

De acordo com o professor Arestides, a ideia é de que o material produzido possa direcionar e orientar as crianças/adolescentes e seus pais, no intuito de possibilitar a vivencia de jogos, brincadeiras e outras atividades nesse período em que os jovens estão sem aulas das escolas e isolados em suas casas, contribuindo para que se mantenham ativos.

No projeto são realizadas avaliações antropométricas e físicas/motores (peso, estatura, IMC e testes motores e de aptidão física). Também são realizadas avaliações nutricionais e psicológicas. “No entanto, o foco do projeto não são as avaliações, mas sim a oferta de diversificadas práticas corporais, como apresentadas a seguir”, complementa.

As atividades propostas são as seguintes: Esportes de Invasão (Basquetebol – Futebol – Futsal – Handebol – Ultimate Frisbee); Esportes de marca e com rede divisória ou muro/parede de rebote (Badminton – Peteca – Tênis de Campo – Tênis de Mesa – Voleibol – Atletismo); Ginástica; Dança; Atividades Circenses; Lutas; Capoeira e Práticas Corporais de Aventura.

Na visão do professor as causas da obesidade infantil são várias e complexas. “Os aspectos que envolvem as causas da obesidade infantil, por exemplo: a alimentação inadequada, repleta de alimentos industrializados e hipercalóricos, e com pouco consumo de vegetais, frutas e outros alimentos naturais e saudáveis; o sedentarismo, pois atualmente as crianças estão deixando de brincar e realizar atividades físicas em detrimento das opções tecnológicas não ativas fisicamente (celulares, vídeo games, programas de televisão); fatores genéticos e hormonais; falta de sono; ansiedade e depressão entre outros”.

Em relação ao auxílio do projeto na vida saudável dos integrantes, Arestides relata que a proposta tem grande relevância acadêmica e social em virtude de sua dimensão e forma de atuação, podendo contribuir de forma significativa na formação dos acadêmicos e na vida das crianças e adolescentes participantes, principalmente em relação aos aspectos de saúde. “Em relação aos acadêmicos espera-se que estes estejam capacitados nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal para trabalhar as práticas corporais como forma de prevenção e combate a obesidade em adolescentes. Em relação aos jovens participantes, espera-se que estes tenham conhecimento suficiente para exercer com autonomia a prática de atividades física, neste caso relacionado às práticas corporais como elemento para a prevenção e combate a obesidade e consequentemente para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida”.

O projeto atende crianças e adolescentes, de 9 a 14 anos, em Marechal Cândido Rondon e região. Já teve a participação de aproximadamente 15 acadêmicos e 100 crianças e adolescentes nos três anos de existência. Devido à COVID-19 as atividades foram paralisadas. Quando voltar ao normal, o professor explica que os interessados podem entrar ir diretamente nos dias das aulas para conhecer e fazer a matrícula (terças e quintas-feiras, das 15h00 às 17h00) ou entrar em contato no telefone (45) 3284-7855 ou (45) 99962-0703 (Prof. Arestides). O projeto é totalmente gratuito e as atividades são realizadas no Complexo Poliesportivo da Unioeste.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Jovem de 20 anos morre após ser arrastada por cavalo

Foto: Oeste Agora

A menina e uma amiga passeavam a cavalo por uma estrada rural

Essa tragédia aconteceu nesta sexta-feira, 19 de abril, quando Júlia Andryeli Nunes Lima, de 20 anos, sofreu um acidente enquanto passeava com a sua égua, Zara, na área rural de Dom Armando, Missal, na companhia de uma amiga, que montava outro cavalo.

Segundo relatos de testemunhas, Zara teria se assustado e disparou. Júlia teria ficado presa pelo pé no estribo e arrastada por mais de um quilômetro pela estrada de terra. Apesar da rápida resposta do SAMU, Júlia foi declarada morta no local.

A amiga que a acompanhava entrou em estado de choque e precisou ser internada no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Missal. A Polícia Militar isolou o local do acidente até a chegada da equipe de perícia e remoção da Polícia Científica.

Júlia, morava em Sub Sede, Santa Helena e deixa para trás uma filha de dois anos, e sua memória será lembrada por todos que a conheceram e pelo carinho especial que tinha com a égua Zara, que fazia questão de compartilhar nas redes sociais.

 

Fonte:  Oeste Agora.

 

Continue Lendo

Geral

Igreja Congregacional do Brasil realiza Bazar dos Trocados amanha

A Igreja Evangélica Congregacional do Brasil (IECB), de Marechal Cândido Rondon realizará neste sábado, a 12° edição do Bazar dos Trocados, das 9 as 13 horas, na sede da igreja.

Serão comercializados roupas (masculino, feminino e infantil), calçados e utilidades doméstica com valor simbólicos, conforme destaca o vice-presidente de eventos da Igreja Congregacional do Brasil, Vanderlei Britzke…

 

Continue Lendo

Geral

Comunidade Show domingo no Primavera terá o projeto Brincando no Bairro

Neste domingo, inicia o roteiro do maior programa dos bairros e distritos de Marechal Rondon, o “Comunidade Show”.

O primeiro evento será no Jardim Primavera, tendo por local a Associação de Moradores, onde serão ofertados serviços gratuitos no horário das 9 da manha ao meio-dia, com o sorteio de muitos prêmios.

Para participar, basta estar no evento, preencher cupom e torcer.

Outro atrativo do “Comunidade Show” para domingo agora no Primavera, será a presença do projeto Brincando no Bairro, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Diversos brinquedos serão disponibilizados para a criançada no horário das 9 às 12, e das 14 as 19 horas, todos gratuitos, conforme comenta o secretario rondonense de esportes, Diogo Schneider, o Bolha…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.