Implantar um programa de segurança alimentar e nutricional, com direito à alimentação adequada e a prática esportiva e cultural, priorizando as crianças identificadas em situação de sobrepeso e obesidade.
Estas são as finalidades do projeto Heróis da Saúde, lançado na tarde desta terça-feira pela administração de Marechal Cândido Rondon.
A iniciativa é desenvolvida em conjunto pelas secretarias de Educação e de Esporte e Lazer, com o apoio das secretarias de Saúde e de Cultura, criando ações por meio de atividades intersetoriais e interdisciplinares, com a participação de educadores físicos e nutricionista, para incentivar mudanças no comportamento alimentar e estimular a prática de exercícios físicos que possibilitem a melhoria da qualidade de vida e promoção da saúde dos alunos e da comunidade escolar.
As ações serão voltadas principalmente para os alunos do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental, que apresentam diagnóstico de sobrepeso e obesidade, matriculados em instituições de ensino no município de Marechal Rondon.
Em um primeiro momento, o projeto será realizado com alunos das escolas municipais Criança Feliz e Waldomiro Liessen, porem conforme o Secretário de Esportes Diogo Schneider, o problema é o mesmo em todas as demais escolas do município….
Conforme dados de 2021 do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, foi constatado que as crianças da Escola Municipal Criança Feliz com idade entre seis e dez anos apresentaram 26% de sobrepeso, 16% de obesidade e 6% de obesidade grave.
O prefeito Marcio Rauber menciona que há interesse do projeto ser estendido aos alunos de outras escolas municipais a partir do segundo semestre….
O Secretário de Educação Fernando Volpato explanou sobre o funcionamento do projeto em âmbito municipal e os objetivos com a aplicação das atividades….