Conectado com

Geral

Projeto na Câmara de Mal Rondon quer alterar padronização e uso de calçadas

Assessoria

Com o objetivo de atender a uma demanda de muitos proprietários de residências e empresários em Marechal Cândido Rondon, começou a tramitar na Câmara de Vereadores projeto de lei que visa alterar artigos da Lei Municipal 4.858/2016, que dispõe sobre a padronização e uso das calçadas nos passeios públicos.

Segundo os vereadores autores Cristiano Metzner (Suko), Dionir Briesch, João Eduardo dos Santos (Juca), Rafael Heinrich, Valdecir Schons (Paleta) e Vanderlei Sauer, a padronização dos modelos de calçadas é extremamente necessária, porém, desde a entrada em vigor, alguns itens da lei têm causado transtornos são só à população, mas também à própria Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento.

A justificativa do projeto cita que, atualmente, existe uma área residencial muito grande da cidade definida como Zona Comercial pelo mapeamento do Plano Diretor.

Isto vale, por exemplo, para a região dos bairros BNH até o Botafogo.

As obrigatoriedades em vigor causam transtornos aos moradores quando estes buscam realizar alguma benfeitoria em seus imóveis.

Para conseguir o alvará para reforma, por vezes eles são obrigados a realizar melhorias nas calçadas do passeio público, considerando o regramento imposto para a Zona Comercial.

“Isto gera custo e não traz benefício algum ao munícipe, quando a reforma envolve um imóvel residencial”, avaliam os seis vereadores.

Eles lembram que, em outros casos, onde a Zona é de uso Misto, muitas empresas instaladas nestes locais por vezes não podem fazer outro tipo de calçada mais reforçada, em especial para entrada de veículos de carga pesada.

Assim, após diálogos com a Secretária Municipal de Coordenação e Planejamento e com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos, foi apresentado o projeto de lei 4119/2021, do Poder Legislativo Municipal, que visa corrigir estes equívocos da legislação em vigor.

Se aprovada a matéria, espera-se que haja a desoneração dos munícipes em alguns casos e que seja reduzida a burocracia, provocando maior celeridade nos tramites de liberações de alvarás.

O projeto de lei está sendo analisado pela Procuradoria Jurídica e às Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Policia Civil cumpre neste momento mandados no caso envolvendo empresária rondonense desaparecida

Civil e Instituto de Criminalística cumprem mandados em três residências, incluindo a casa da vitima

Reprodução Facebook

A Policia Civil de Marechal Cândido Rondon cumpre neste momento, mandados de busca e apreensão no caso envolvendo a empresária  Edna Storari, de 56 anos, desaparecida desde o dia 27 de setembro deste ano.

Desde a tarde desta terça-feira (25) policiais civis em operação conjunta com o Instituto de Criminalística, realizam uma série de diligências para o cumprimento de mandados de busca e apreensão, contra pessoas próximas aos investigado – marido da vitima – que se encontra preso desde o dia 07 de outubro.

Neste momento é realizada uma perícia técnica na residência da vítima, no Bairro Alvorada.

Há informações de que mandados de busca e apreensão também estão sendo cumpridos em outras duas moradias.

O delegado de Policia Civil de Marechal Rondon, Rodrigo Baptista Santos, ainda não se pronunciou sobre as diligências de hoje – que estão acontecendo neste momento – e os possíveis avanços na investigação, do caso envolvendo a empresária desaparecida Edna Storari.

Continue Lendo

Esportes

Rondonenses serão contemplados com kit do programa Geração Olímpica

Na lista constam atletas e treinadores de inúmeras modalidades esportivas. Entrega está agenda para a manhã de sábado (30)

Onze rondonenses, entre atletas e treinadores de diversas modalidades esportivas, serão contemplados com a entrega de kit do programa Geração Olímpica, promovido pelo governo do estado, através da Superintendência Geral do Esporte, em parceria com a Copel.

A entrega está agendada para as 9h de sábado (30), na Secretaria de Esporte e Lazer de Marechal Cândido Rondon.

O grupo de rondonenses será contemplado com camiseta, mochila, bandana, squezze (garrafa), boné, bottons e pulseiras. Eles representam equipes do município no basquetebol, handebol, judô e voleibol.

Além de Marechal Rondon, receberão o kit do Geração Olímpica atletas e treinadores dos seguintes municípios: Guaíra, Iracema do Oeste, Maripá, Medianeira, Mercedes, Palotina, Pato Bragado, Santa Helena, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa e Toledo.

Veja abaixo a relação de atletas e professores rondonenses que receberão o kit.

Ana Luisa Sauer: Voleibol
Ana Luiza Bento: Voleibol
Claudemiro dos Santos: Voleibol
Gabriel Boes: Basquetebol
Gustavo Hanke: Judô
João Boeing: Basquetebol
Kauany Boone: Basquetebol
Luis Kubiski: Voleibol
Marcelo Goes: Basquetebol
Thomas Kotters: Handebol
Vittor Souza: Basquetebol

 

Fonte: Assessoria 

Continue Lendo

Geral

Secretaria de saúde rondonense acaba de confirmar mais um óbito por Covid-19

ÓBITO 155: Sexo masculino, 55 anos. Início dos sintomas no dia 13/09 com febre, dor de garganta, fraqueza, tosse, dor muscular e dificuldade ao respirar.

Dirigiu-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em 20/09.

A coleta do exame RT-PCR ocorreu no dia 21/09, confirmando se tratar de Covid-19 em 22/09.

O paciente foi transferido nesta mesma data para atendimento hospitalar em Missal, onde faleceu no dia 24/10.

Comorbidade: hipertensão.

 

Fonte: Assessoria 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.