Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde de Marechal Rondon contará com um novo programa.
Trata-se do “Remédio em Casa”, que objetiva realizar a entrega domiciliar de medicamentos a pacientes pré-selecionados, com doenças crônicas, e outros grupos estabelecidos como prioritários, propiciando a continuidade da atenção em saúde e a adesão ao tratamento, através do acesso facilitado a medicamentos de uso contínuo.
A secretária de Saúde, Marciane Specht, explica que nos últimos anos, houve um elevado índice de morbimortalidade (número de indivíduos que morreram como consequência de uma enfermidade, em relação ao número de habitantes de dado lugar e período de tempo) ocasionado pelo aumento da prevalência de doenças crônicas na população.
Ela adianta que o programa propiciará, por meio do melhor acesso aos medicamentos, o aumento da adesão ao tratamento medicamentoso.
O programa também trará um grande benefício ao próprio setor público da área de saúde, ao evitar a aglomeração de pessoas nas unidades de saúde, otimizando a dinâmica e a eficiência no serviço público de saúde e a melhoria na assistência prestada.
A ação, funcionando em todas as unidades de saúde em breve, beneficiará mais de 3 mil pessoas.
Em um primeiro momento, o programa será implantado para teste na Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro São Lucas, onde os pacientes que estão sendo acompanhados pela unidade, passarão a receber os medicamentos, que serão entregues por um motoboy.
Cerca de 300 pacientes serão beneficiados nesse bairro.
O público-alvo da ação, são os usuários rondonenses, cadastrados na ESF São Lucas.
A ação atenderá usuários em tratamento de hipertensão arterial e/ou diabetes, com mais de 60 anos, pacientes acamados, domiciliados e portadores de necessidades especiais.
Moradores do São Lucas que se encaixam em algum dos critérios, deverão se cadastrar entre os dias 18 e 22 de novembro, na Biblioteca Cidadã Alice Weirich, que fica ao lado da unidade de saúde, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
Para a inscrição do paciente, o mesmo ou o responsável legal, deverá se dirigir ao posto de saúde munido de documentos pessoais e receituário do SUS atual e vigente: a entrega dos medicamentos iniciará no dia 02 de dezembro.
De acordo com a secretária de Saúde, Marciane Specht, a implantação do programa em todas as unidades de saúde ocorrerá após o projeto-piloto no São Lucas, que terá duração de três meses.