Geral
Projeto-piloto do programa “Remédio em Casa” será colocado em prática no São Lucas

Publicado em:
Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde de Marechal Rondon contará com um novo programa.
Trata-se do “Remédio em Casa”, que objetiva realizar a entrega domiciliar de medicamentos a pacientes pré-selecionados, com doenças crônicas, e outros grupos estabelecidos como prioritários, propiciando a continuidade da atenção em saúde e a adesão ao tratamento, através do acesso facilitado a medicamentos de uso contínuo.
A secretária de Saúde, Marciane Specht, explica que nos últimos anos, houve um elevado índice de morbimortalidade (número de indivíduos que morreram como consequência de uma enfermidade, em relação ao número de habitantes de dado lugar e período de tempo) ocasionado pelo aumento da prevalência de doenças crônicas na população.
Ela adianta que o programa propiciará, por meio do melhor acesso aos medicamentos, o aumento da adesão ao tratamento medicamentoso.
O programa também trará um grande benefício ao próprio setor público da área de saúde, ao evitar a aglomeração de pessoas nas unidades de saúde, otimizando a dinâmica e a eficiência no serviço público de saúde e a melhoria na assistência prestada.
A ação, funcionando em todas as unidades de saúde em breve, beneficiará mais de 3 mil pessoas.
Em um primeiro momento, o programa será implantado para teste na Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro São Lucas, onde os pacientes que estão sendo acompanhados pela unidade, passarão a receber os medicamentos, que serão entregues por um motoboy.
Cerca de 300 pacientes serão beneficiados nesse bairro.
O público-alvo da ação, são os usuários rondonenses, cadastrados na ESF São Lucas.
A ação atenderá usuários em tratamento de hipertensão arterial e/ou diabetes, com mais de 60 anos, pacientes acamados, domiciliados e portadores de necessidades especiais.
Moradores do São Lucas que se encaixam em algum dos critérios, deverão se cadastrar entre os dias 18 e 22 de novembro, na Biblioteca Cidadã Alice Weirich, que fica ao lado da unidade de saúde, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
Para a inscrição do paciente, o mesmo ou o responsável legal, deverá se dirigir ao posto de saúde munido de documentos pessoais e receituário do SUS atual e vigente: a entrega dos medicamentos iniciará no dia 02 de dezembro.
De acordo com a secretária de Saúde, Marciane Specht, a implantação do programa em todas as unidades de saúde ocorrerá após o projeto-piloto no São Lucas, que terá duração de três meses.

Geral
Moradores dizem ter visto onça em Alto Santa Fé

Publicado em:
A primeira aparição do animal aconteceu na semana passada.
Moradores de Alto Santa Fé, distrito de Nova Santa Rosa entraram em contato com a reportagem do Portal nesta quarta-feira pedindo que a comunidade fique em alerta, pois uma onça foi vista na vila.
Dois moradores viram o animal a solta, a primeira vez foi na semana passada e a segunda vez aconteceu nesta quarta-feira (31), por volta do meio dia.
Fonte: Portal Nova Santa Rosa
Geral
Cooperativas rondonenses iniciam mobilização pelo Dia C

Publicado em:
O Conselho das Cooperativas da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), iniciou as deliberações para a definição das ações que serão realizadas no Dia de Cooperar, conhecido como “Dia C”, que neste ano será comemorado em 08 de julho.
Além da Cooperativa Agroindustrial Copagril outras nove cooperativas do município estarão envolvidas, cada uma programando suas atividades: Cercar, Cooperagir, Cresol, Frimesa, Lar, Sicoob Confiança, Sicredi Aliança PR/SP, Unimed Costa Oeste e Uniprime.
O Dia de Cooperar, é um programa de responsabilidade social do cooperativismo, que tem como principal objetivo, incentivar o voluntariado.
Além disso, a data celebra os projetos de responsabilidade socioambiental desenvolvidos pelas cooperativas, e os compartilham com a comunidade.
As ações do Dia C devem estar alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo eles: a proteção do meio ambiente, a educação, a saúde e bem-estar, a redução das desigualdades e o trabalho decente.
O encontro definiu e programou as atividades que serão desenvolvidas durante os períodos da manhã e tarde envolvendo:Plantio de mudas; Passeio ciclístico com saída do Lago Municipal e chegada na Praça Willy Barth; oficinas culturais, com atividades circenses e contação de histórias; estações de saúde: testes de visão e odontológico gratuitos; e Distribuição de mudas.
Geral
Emoção marca formatura do PROERD em Marechal Rondon

Publicado em:
Com auditório Ecos da Liberdade de Mal Rondon lotado, aconteceu ontem a noite a formatura de cerca de 330 alunos no Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
Diversas autoridades estaduais, municipais, familiares e convidados participaram do evento e representando o Poder Legislativo rondonense, esteve o presidente vereador Soldado Sauer…..
Fotos: Assessoria