Conectado com

Geral

Projeto quer garantir direito à mãe de escolher parto normal ou cesárea em Marechal Cândido Rondon

Está tramitando na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon um projeto de lei de autoria do vereador Ronaldo Pohl, que visa garantir às gestantes rondonenses o direito de optarem pelo parto cesariano ou à analgesia, mesmo em parto normal.

 A iniciativa é do vereador Ronaldo Pohl 

Hoje no País, o SUS sempre busca incentivar o parto normal e evitar cesarianas, portanto, cabe ao médico da rede pública decidir qual o melhor tipo de parto, tanto para a mãe quanto para o bebê.

De acordo com o projeto do vereador Pohl, a parturiente terá direito de optar pelo tipo de parto, devendo ser respeitada.

Caso seja criada a lei, esta define que a cesariana eletiva só deverá ser realizada a partir da 39ª semana de gestação, após a mãe ter sido informada acerca dos benefícios do parto normal e riscos de sucessivas cesarianas.

Na eventualidade de a opção da parturiente pela cesariana não ser observada, ficará o médico obrigado a registrar as razões em prontuário.

Já em caso de comprovado risco de vida da mãe ou do bebê, sob respaldo de laudo técnico, a decisão final quanto ao parto será, sempre do médico.

O vereador lembra que, em 2016, por meio da Resolução nº 2.144, o Conselho Federal de Medicina passou a prever de forma expressa que o médico pode atender ao desejo da paciente e realizar a cesariana.
Em muitos atendimentos, pela rede pública, a vontade da mulher não é respeitada pelo médico.

Daí o entendimento do vereador Ronaldo de que é preciso criar uma lei para que, em Marechal Cândido Rondon, o direito já assegurado pelo Conselho Federal de Medicina seja observado.

O projeto de lei será votado pelos vereadores após os pareceres das Comissões de Justiça e Redação e de Educação, Saúde, Cultura, Bem-Estar Social e Ecologia.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

É solicitado apoio do consulado paraguaio nas buscas ao jovem que se afogou na praia de Porto Mendes

 

Mesmo com chuvas, foram retomadas nesta quinta-feira (06) as buscas ao corpo do jovem Gabriel Ziviani, de 23 anos, que se afogou no sábado (01) na praia de Porto Mendes.

Os trabalhos entraram no quinto dia.

Além do Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil, foi solicitado auxilio nas buscas ao consulado do Paraguai, conforme detalha o comandante dos bombeiros de Marechal Rondon, capitão Rodrigues…..   assista ao vídeo

 

Continue Lendo

Geral

Diretores nacionais do Sicredi discutem em Marechal Rondon plano anual de desenvolvimento

Dirigentes das cooperativas do Sicredi da região estiveram ontem (05) em Marechal Cândido Rondon para a Reunião de Unidade Administrativa – RUA. Na ocasião são debatidos diversos assuntos sobre o desenvolvimento e crescimento do Sicredi.

A reunião contou com a presença do diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi e Confederação Sicredi, César Gioda Bochi e do Diretor Administrativo Financeiro, Diretor Administrativo e Financeiro do CAS – Centro Administrativo Sicredi, Alexandre Englert Barbosa.

Dentre eles, está o diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi e Confederação Sicredi, César Gioda Bochi, o qual destaca que os encontros que ocorrem em todo o Brasil, servem para planejar as ações para 2023, com focos em diversas prioridades.

Ouça entrevista com o diretor presidente César Gioda Bochi

Ouça entrevista com o diretor administrativo e financeiro Alexandre Englert Barbosa

Continue Lendo

Geral

Buscas ao jovem que se afogou em Porto Mendes entram no quarto dia

Capitão dos Bombeiros fala com exclusividade dos trabalhos

As buscas ao corpo do jovem que se afogou na praia de Porto Mendes entraram hoje (05) no quarto dia.

 O caso aconteceu na noite de sábado (01) quando Gabriel Ziviani, de 23 anos, e mais dois amigos estavam em um barco, retornando do Paraguai, quando a embarcação afundou.

Um dos jovens conseguiu nadar ate a ilha de pedra, na praia de Porto mendes, e foi resgatado.

O outro se agarrou em uma garrafa pet dois litros e foi flutuando, pedindo por socorro, ate que foi ouvido e resgatado por frequentadores da praia: ele já estava no meio do lago.

Desde então, Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil realizam buscas mas sem exito.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Marechal Rondon, capitão Rodrigues, fala dos trabalhos que foram reiniciados nesta quarta-feira e destaca que as chances de localização do jovem aumentam.

Assista ao vídeo

O jovem Gabriel Ziviani, de 23 anos, é procedente do Estado de São Paulo, reside no distrito de Porto Mendes há quatro meses e trabalha no Frigorífico de Peixes de Iguipora.

Familiares acompanham as buscas.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.