Conectado com

Agricultura

Projeto quer liberar drones para aplicação de defensivos em Mal. Rondon

Assessoria

A matéria é de autoria do vereador Sauer

 

O vereador Vanderlei Sauer apresentou nesta semana o projeto de lei 03/2021, com o objetivo de autorizar o uso de drones na aplicação de defensivos agrícolas na área rural de Marechal Cândido Rondon.

Se aprovada, a matéria mantém a proibição do uso de aviões para a pulverização com agrotóxicos, mas autoriza o uso de drone, desde que o equipamento esteja registrado e homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil e Ministério da Agricultura.

O operador também precisa ser certificado para aplicação de agroquímicos.

Conforme Sauer, na agricultura moderna passou-se a utilizar o “sistema de precisão”, que exige avanços no tratamento e cultivo das plantas, buscando sempre maior eficiência e produtividade, respeitando o meio ambiente.

Nesse sentido, o uso de drones na atividade agrícola é uma solução segura, eficiente e econômica.

Entre as principais vantagens dessa tecnologia estão a redução do risco de contaminação do operador; diminuição do volume de agroquímicos lançados no meio ambiente devido ao uso pontual na lavoura; não amassamento da plantação, como na aplicação tradicional; e custo reduzido por ser um equipamento pequeno, elétrico e de fácil transporte e manuseio.

Ressalta-se ainda que a deriva é mínima, pois opera dentro dos limites da propriedade e a uma altura máxima de 1 metro.

Além disso, o drone pode ser utilizado quando o solo está encharcado, o que não é possível com o uso de maquinários.

O vereador destaca que, considerando que nosso município tem na agricultura seu carro chefe e é formado por pequenas propriedades, a utilização de drones na agricultura pode se mostrar de grande proveito, como já acontece pelo Brasil afora.

O projeto de lei foi baixado para análises das Comissões de Justiça e Redação; de Educação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia; e de Finanças, Orçamento e Fiscalização; bem como à Procuradoria Jurídica do Poder Legislativo.

Após os devidos pareceres, a matéria será votada em plenário.

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Seminário dos Produtores de Leite da Copagril será online hoje a tarde

Copagril

A Cooperativa Agroindustrial Copagril realizará nesta terça-feira o Seminário de Leite 2021,  evento direcionado aos cooperados e clientes no segmento de produção de bovinos de leite, com objetivo apresentar informações técnicas sobre a atividade.

Em decorrência das ações de restrição de público por causa da pandemia do Coronavírus o seminário de 2021 será realizado de forma online, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Cooperativa (Facebook e Youtube).

A programação contempla palestra com Alexandre Pedroso, pós-doutor em Nutrição de Ruminantes e consultor técnico em bovinos de leite da Nutron que  falará sobre Conforto animal: produtividade e qualidade do leite.

Também no evento ocorrerá  a divulgação dos  cooperados com melhores resultados no último ano em qualidade do leite, volume de produção e qualidade de silagem.

O Seminário de Leite iniciará às 14 horas, com transmissão no Youtube e Facebook oficiais da Copagril e haverá sorteio para quem acompanhar e participar da transmissão ao vivo.

 

Continue Lendo

Agricultura

Copagril realiza amanhã o Seminário Anual de Produtores de Leite

Copagril

Evento será online, transmitido pelo youtube e facebook da cooperativa

 

A Cooperativa Agroindustrial Copagril realizará nesta terça-feira  o Seminário de Leite 2021,  evento direcionado aos cooperados e clientes no segmento de produção de bovinos de leite, com objetivo apresentar informações técnicas sobre a atividade.

Em decorrência das ações de restrição de público por causa da pandemia do Coronavírus o seminário de 2021 será realizado de forma online, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Cooperativa (Facebook e Youtube).

O diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, comenta sobre o tradicionalismo do evento e do modelo de 2021.

Ele reforça que o seminário aos produtores do setor leiteiro é anual  mas já em 2020 não foi possível fazê-lo  de forma presencial  por causa do Coronavírus.

Neste  ano  era intenção  realizá-lo com a presença dos associados,  mas infelizmente não houve a diminuição dos casos como era a expectativa e por isso será no formato online.

Segundo Ricardo Chapla,  o objetivo é sempre apresentar  informações para os produtores, para que possam, em suas propriedades, produzir melhor, com qualidade melhor e assim, com lucratividade melhor.

Sabemos que não podemos parar, por isso temos que fazer uso dos canais de comunicação que estão a nossa disposição”, reforça Chapla.

A programação do seminário contempla palestra com Alexandre Pedroso, pós-doutor em Nutrição de Ruminantes e consultor técnico em bovinos de leite da Nutron.

Ele falará sobre Conforto animal: produtividade e qualidade do leite.

A transmissão ainda terá a divulgação dos melhores cooperados nos resultados do último ano em qualidade do leite, volume de produção e qualidade de silagem.

O Seminário de Leite iniciará às 14 horas, com transmissão no Youtube e Facebook oficiais da Copagril e haverá sorteio para quem acompanhar e participar da transmissão ao vivo.

Continue Lendo

Agricultura

Sindicato Rural começa cadastrar animais na atualização dos rebanhos

Imagem ilustrativa da internet

O Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon está totalmente integrado ao trabalho de atualização dos rebanhos paranaenses e a inteira disposição dos produtores para o cadastramento dos dados.

 

A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda.

Aqueles que não cumprirem a exigência ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal, documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.

A GTA somente será emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade, no caso, bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, além de colméias de abelhas e bicho da seda.

Até o dia 30 de junho os produtores podem fazer a atualização no sistema online pelo site www.adapar.pr.gov.br, bem como presencialmente nas unidades locais da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná.

Em se tratando de Marechal Cândido Rondon, após treinamento encabeçado pelo médico veterinário da Adapar, Loreno Egídio Tafarel, o Sindicato Rural também está pronto para atuar na atualização dos rebanhos.

Quem dá mais detalhes a respeito dessa parceria é presidente do Sindicato, Edio Chapla….

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.