Conectado com

Geral

Projeto visa garantir medicamentos gratuitos para rondonenses da rede privada

Os vereadores rondonenses Arion Nasihgil e Ronaldo Pohl são autores do projeto de lei que tem como objetivo de garantir a entrega gratuita de medicamentos na Farmácia Básica e nas demais unidades de saúde do município a todos os pacientes que apresentem receita médica, seja ela prescrita por médico do sistema público ou privado, incluindo planos de saúde.
Na justificativa do projeto, Arion e Pohl lembram que, por força de normativas regulamentares do governo rondonense, o fornecimento de medicamentos e suprimentos através das unidades de saúde e, notadamente, da Farmácia Básica e da Central de Medicamentos, é restrito aos pacientes que apresentam receituário assinado exclusivamente por médico da rede pública.
Enquanto isso, pacientes portadores de receita médica da rede privada, ainda que por intermédio de planos de saúde, não têm direito a este benefício.
No entendimento dos autores do projeto de lei, esta norma em vigor no município vai contra o que determina a Constituição, ou seja, que a saúde é direito de todos e dever do Estado, sendo que todo cidadão tem direito aos serviços públicos de saúde, independentemente de suas condições financeiras.
O mesmo direito também é assegurado pela Lei Orgânica da Saúde.
Conforme os dois parlamentares, o simples fato do paciente levar uma receita de um médico particular, não vinculado ao Sistema Único de Saúde, não invalida a responsabilidade do Município perante este cidadão.
Eles também criticam a normativa válida no município, alegando que ela burocratiza e aumenta a demanda de serviços na rede pública.
Para Arion e Ronaldo, é notório em Marechal Cândido Rondon o atendimento de pacientes que procuram as unidades de saúde com a única finalidade de trocar uma receita, ou seja, buscam um médico da rede pública para que este prescreva os mesmos medicamentos que um profissional da rede privada já havia prescrito.
Isso tudo para ter acesso ao fornecimento dos fármacos pela rede pública.
Após ser lida na sessão desta semana do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon, o projeto foi baixada para análises e pareceres das Comissões de Justiça e Redação; de Finanças, Orçamento e Fiscalização; e de Educação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia.
Continue Lendo
Publicidade

Geral

Projeto Simplifica Marechal será lançado amanha na Acimacar

Está marcado para as 19 horas de amanha, no auditório da Acimacar, o lançamento do projeto Simplifica Marechal, desenvolvido pela Secretaria de Fazenda, em parceria com as Secretarias de Saúde e de Agricultura e Política Ambiental e Sebrae.

Estão convidados a participar autoridades, contadores, empresários e demais interessados no assunto, para que conheçam o projeto e as principais alterações na legislação e nos procedimentos internos que serão adotados.

O secretário da Fazenda, Carmelo Daronch, explica como o projeto Simplifica Marechal vai funcionar..

 

Continue Lendo

Geral

Estado realiza campanha de prevenção contra a dengue

Divulgação

O boletim semanal da dengue, divulgado nesta terça-feira pela Secretaria Estadual da Saúde, registra 762 novos casos da doença em relação à semana passada, o que representa aumento de 40% no período.

O salto no total de confirmações aconteceu porque houve um acúmulo de dados no sistema de informação das Regionais de Saúde.

Agora, são 2.631 casos de dengue confirmados no Paraná desde o final de julho.

São 10 municípios em epidemia e 14 municípios em situação de alerta para a doença, enquanto na semana passada eram 10.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destaca que o Governo do Estado faz uma grande campanha de orientação e prevenção, além de atividades como palestras informativas e ações de campo em busca de criadouros de mosquitos em todos os municípios.

 

Continue Lendo

Geral

Senac intensifica abaixo-assinado em defesa das entidades ligadas ao comércio

Divulgação

A unidade do Senac de Marechal Cândido Rondon continua recolhendo assinaturas de uma abaixo-assinado que tem por objetivo respaldar, apoiar e fortalecer a atuação do Serviço Social do Comércio, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em todo o Brasil, e de todo Sistema Comércio, composto pela Confederação Nacional do Comércio –, Federações, Sindicatos, Sesc e Senac.

O Sistema Comércio faz parte da vida de milhões de brasileiros, seja na oferta de cursos profissionalizantes, nas atrações culturais ou no acesso a ações de saúde e qualidade de vida e na defesa e representação dos empresários com Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Ao assinar o documento, cada brasileiro está contribuindo para tornar ainda mais fortes tanto o Sesc quanto o Senac, ajudando a garantir a continuidade de um trabalho que valoriza os trabalhadores do comércio e suas famílias, gerando desenvolvimento e promovendo ações de educação, alimentação, saúde, cultura, esporte e lazer em todo o território nacional.

O gerente da unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Marechal Cândido Rondon, Everton Denoni, dá mais detalhes a respeito desta iniciativa…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.