Conectado com

Geral

Projetos preveem eleições para conselheiros do SAAE e administradores distritais

Dois projetos que começaram a tramitar esta semana no Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon pretendem alterar o modo como são indicados os ocupantes de cargos de conselheiros municipais remunerados e os administradores distritais.

 

Atualmente, estes cargos são de livre nomeação do prefeito, porém é intenção de vereadores que os ocupantes desses cargos sejam escolhidos através de eleição aberta à toda a população.

O projeto de emenda à Lei Orgânica 01/2020 é de autoria dos vereadores Ronaldo Pohl, Adriano Cottica, Adelar Neumann, Arion Nasihgil e Josoé Pedralli.

Eles pretendem dar nova redação ao artigo 116 da Carta Magna do Município, através do qual ficaria estabelecido que os administradores regionais serão escolhidos pelos moradores dos respectivos distritos através de consulta popular, conforme regra estabelecida por regulamento do Poder Executivo Municipal.

Os salários dos administradores regionais também seriam fixados por lei oriunda da administração municipal e aprovada pela Câmara de Vereadores.

Atualmente, existem 12 vagas de administradores regionais, sendo que oito estão ocupadas. O salário é de R$ 2.947,87.

Já o projeto de lei 05/2020, de autoria do vereador Ronaldo Pohl, prevê eleição para escolha dos integrantes de todos os conselhos municipais em que haja remuneração dos titulares, que é o caso, por exemplo, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto.

A autarquia tem 11 conselheiros e o subsídio mensal é de um salário mínimo nacional, que hoje é de R$ 1.045.

A matéria prevê que caberá a cada Conselho Municipal, de forma independente e com antecedência de 120 dias, regulamentar o processo de escolha dos seus membros.

O mandato será de quatro anos, sendo permitida uma reeleição.

Conforme o vereador Ronaldo Pohl, que encabeçou as duas matérias, as propostas contidas nestes projetos trarão benefícios diretos à população…..

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Londrina recebe atletas para o ParaJaps

Acontecerá no próximo final de semana com inicio no dia 29 de Maio e segue até o dia 02 de Junho de 2024 em Londrina, o Jogos Parajaps – que é uma espécie de jogos abertos para pessoas com alguma tipo de deficiência. Conversamos com duas atletas e com sua treinadora que irão participar do ParaJaps representando Marechal Cândido Rondon. A Marla e a Irena, irão disputar a modalidade de arremesso de peso.

Em um bate papo com Adriana Franzmann que é a treinadora e as duas atletas rondonenses, elas falam da expectativa e ansiedade para as disputas.

 

 

Continue Lendo

Geral

Entrevista exclusiva com o COJEM

Acompanhe a entrevista completa onde as representantes do COJEM, Jaqueline Galvão, Presidente e Beatriz Strensk, Vice-presidente e Executiva, explicam um pouco sobre o que é o Conselho do Jovem Empreendedor de Marechal Cândido Rondon, quais suas metas, seus projetos, motivações e muito mais.

 

Continue Lendo

Geral

Pela primeira vez na história AMOP é presidida por uma mulher. A prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates

Nesta sexta-feira (24) a prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates, visitou os estúdios da Radio Difusora do Paraná, acompanhada do deputado estadual e líder do governo na Assembléia Legislativa, Hussein Bakri.

Cleide tem feito história sendo a primeira mulher a administrar Itaipulândia.

Outra conquista importantíssima é o fato de que pela primeira vez na história, uma mulher assume a presidência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP).

Ela é vice-presidente na diretoria que tem como presidente o prefeito rondonense Marcio Rauber, que está em férias – fora do país.

Sendo assim, Cleide Prates assumiu interinamente a presidência da AMOP.

Ouça a entrevista da prefeita e presidência da AMOP, Cleide Prates, com o jornalista Maiko Bücker.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.