Quebra na safrinha faz Paraná entrar na briga para comprar milho

Com a quebra na safrinha, o Paraná deixa de ser exportador para importar e comprar o cereal de outros Estados, e compensar o déficit de cerca de quatro milhões de toneladas.

 

 É preciso compensar o déficit de 4 milhões de toneladas 

 

A produção de proteínas animais na região Sul do Brasil tem no Paraná um pilar estruturante no abastecimento de milho.

O cereal produzido em território paranaense, principalmente na segunda safra, é crucial para a alimentação animal – especialmente de suínos e aves – em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

O que ninguém contava é que a seca e a geada seriam implacáveis na temporada 2020/21.

Em vez das 14 milhões e 600 mil toneladas de milho previstas inicialmente, as lavouras estaduais devem gerar em torno de 6 milhões de toneladas – a menor colheita da última década.

As perdas nas lavouras paranaenses do milho da safrinha se repetem em praticamente todas as regiões do Estado.

Segundo levantamento do Departamento Técnico e Econômico do Sistema FAEP/SENAR-PR, de janeiro a julho de 2021, o Paraná já importou 670 mil toneladas de milho, o que representa um aumento de 157% em relação ao mesmo período do ano passado.

Além disso, o valor é de 39% a mais por tonelada.

Por outro lado, as exportações de milho pelo Paraná praticamente deixaram de existir de maio em diante.

Somando maio, junho e julho, o total de milho exportado ficou em 120 toneladas, contra 70 mil e 800 toneladas em 2020 e 1 milhão e 600 mil  toneladas em 2019.

O técnico Edmar Gervásio, do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, aponta que as importações do cereal devem seguir aquecidas, mas sem precisar o quanto de cereal deve vir de fora.

Ele destaca que a indústria de suínos poderá fazer adaptações, como  colocar trigo na composição da ração.

Já em relação a avicultura, o técnico acrescenta que há outras formas de diminuir o consumo de milho, aumentando ou diminuindo o ciclo da ave e desalojando matrizes.