Agricultores do Paraná enfrentaram nos últimos meses uma redução drástica no valor da mandioca, o que desanimou aos produtores no Estado.
De acordo com o Departamento de Economia Rural do Paraná, a situação é explicada devido à grande oferta da raiz no mercado.
A expectativa, conforme aponta o Deral, é de que o valor da raiz estabilize no segundo semestre de 2023
No início do ano o preço da mandioca atraiu a atenção dos agricultores paranaenses que investiram na produção da raiz e aumentaram a área plantada no Estado, entretanto, os preços recuaram e muitos agricultores se arrependeram da aposta.
Conforme explica o Deral, o aumento no preço da raiz no início do ano foi um reflexo da baixa produção de 2022 e, por questões climáticas, a indústria estava sem matéria-prima.
Todos os preços, da maioria dos produtos agrícolas, estão se ajustando à realidade.
Eles estavam muito altos, inclusive da mandioca também.
O mercado espera é que esses preços se estabilizem, não com tanto lucro, mas que dê para trabalhar com uma certa rentabilidade.
Embora o Paraná continue sendo um dos destaques na produção nacional de mandioca, segundo números revelados pelo técnico Sigmar Herpich, responsável pelo Setor de Mandiocultura da Agrícola Horizonte, de Marechal Cândido Rondon, o Oeste do Estado vive momentos de retração da atividade…..