Conectado com

Geral

Queimadas tendem a aumentar após geadas; em Toledo foram 40 situações semelhantes desde o início de junho

Foto: Divulgação - Prefeitura de Toledo

Não é de hoje que, após um período de geadas, acontece um grande aumento nas queimadas. Em Toledo e em algumas cidades e distritos próximos, do dia 01º de junho até 25 de julho, o Corpo de Bombeiros do município atendeu 45 incêndios em áreas de vegetação da região.

A geada causa uma grande seca no mato, que o deixa mais propício para as queimadas e, de acordo com o capitão-comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo, Luís Eduardo Zarpellon, os incêndios desta natureza devem ter um aumento muito expressivo. “Foram dois períodos de geadas no mês de julho. O que se espera é que os incêndios aumentem significativamente daqui para a frente”, declara.

“A perspectiva para os meses de agosto e setembro é que tenhamos um número bem elevado de incêndios ambientais. Isso é natural, todo ano acontece”, complementa Zarpellon.

Esse clima de geadas começa a mudar e amenizar com a chegada da primavera, onde a vegetação começa a crescer e a chuva se torna mais presente, resultando na diminuição desses incidentes.

Por menos queimadas, por mais conscientização

Vale sempre destacar que toda queimada se origina por alguma causa humana, mesmo que, na maioria das vezes, as pessoas não tenham a intenção de realizar tal ato. “Às vezes alguém quer fazer a limpeza em algum terreno, lote baldio, em uma área rural, e acaba colocando fogo. Essas chamas podem sair do controle e invadir áreas onde não deveria ir”, comenta Zarpellon.

As queimadas geram uma enorme quantidade de fumaça, o que são grandes agravadores de diversos problemas respiratórios, algo muito comum nessa época do ano que já conta com a umidade do ar baixa.

Lembre-se, a melhor opção para evitar incêndios em vegetação, é a conscientização. Além do dano ambiental, juntamente com a fauna onde muitos animais morrem, ela pode causar danos materiais, caso se alastre e alcance edificações.

Fonte: Toledo News
Continue Lendo
Publicidade

Geral

Prefeitura oferta vagas para dois cursos gratuitos nas areas da industria e segurança

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Marechal Cândido Rondon em parceria com o SENAI, oferta dois cursos gratuitos cujas vagas encontram-se abertas.

Um deles, o NR35 – segurança no trabalho em altura; e o outro, de eletricista industrial.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Reinar Seyboth, fala sobre os dois cursos: inscrições seguem abertas……

 

Continue Lendo

Geral

Curso em Marechal Rondon ensina operar e manter colheitadeiras

Imagem ilustrativa da internet

Parceria entre o Sistema FAEP/SENAR-PR e o Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon está propiciando profissionalização em operação e manutenção de colhedoras de grãos.

Na semana passada, 09 mulheres, em sua grande maioria jovens, participaram das aulas teóricas no auditório do Sindicato e práticas no pátio da empresa Equagril/New Holland.

Nesta semana estão sendo comtemplados pelo mesmo curso 09 rapazes, os quais recebem as instruções do técnico do Sistema FAEP/SENAR, Newton Cardoso Silva, procedente de Maringá…….

 

Continue Lendo

Geral

Retomado atendimento para sintomáticos de dengue com unidades sentinelas

É retomado nesta quinta-feira, o atendimento para sintomáticos de dengue em todos os postos de saúde da sede e interior de Marechal Cândido Rondon.

No feriado de ontem, apenas a UPA esteve aberta para esse tipo de atendimento.

Além dos postos de saúde da sede e interior que atendem durante o dia, à noite – das 17 as 22 horas, o CIS na 07 de setembro e o posto de saúde do bairro Boa Vista, funcionam como unidades sentinelas para os sintomáticos de dengue.

O secretário municipal de saúde, Leandro Dalamaria, orienta os rondonenses….

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.