Em nota a Secretaria da Fazenda do Paraná e a Receita Estadual fazem um alerta aos contribuintes que optaram pelo parcelamento do IPVA 2022 em cinco vezes, que o prazo para quitar a quinta e última parcela vence neste mês, a partir da próxima semana, com data de pagamento variando de acordo com o número final da placa.
Ao todo, já foram recolhidos 3 bilhões e 400 milhões de reais, sendo 1 bilhão 980 milhões em pagamentos à vista e 1 bilhão 470 milhões no parcelado em dia.
O total lançado de IPVA/2022 é de aproximadamente 5 bilhões e 200 milhões de reais para 4 milhões e 600 mil veículos tributados.
O IPVA é uma das principais fontes de arrecadação tributária, atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).
A coordenadora de Arrecadação da Receita Estadual, Suzane Gambetta Dobjenski afirma que é importante frisar que o tributo é de competência estadual, mas toda a arrecadação do imposto é dividida entre o Estado e os municípios de registro do veículo.
Caso o tributo não seja quitado, há multa de 10% sobre o valor a ser pago no mês, além de juros de mora, com base na taxa de juros Selic