Rádio Difusora do Paraná

Receita caça produtores rurais que sonegaram imposto de renda

Também são alvos  da fiscalização as aquisições de veículos.

 

A  Receita Federal lançou  uma nova ofensiva da Operação DeclaraGrãos – Fase 3 a fim de identificar quem sonegou informações no Imposto de Renda na atividade rural.

Nessa nova ofensiva do ‘Leão’, além de quem escondeu receitas no Imposto de Renda, também serão alvo da fiscalização as aquisições de veículos.

De acordo com o governo, os fiscais estão analisando notas fiscais eletrônicas emitidas por pessoas jurídicas que compraram produtos provenientes com sua renda vinda de atividades rurais.

Por meio do cruzamento dessas notas fiscais com dados contidos nos sistemas informatizados da RFB, entre os exercícios de 2017 e 2021, constatou-se a existência de 24.215 contribuintes com indícios de omissão de declaração de ajuste anual, alguns, inclusive, com omissão em vários anos.

Somente no exercício de 2021 são 12.787 contribuintes nessa condição segundo a agência oficial da Receita.

Nas declarações de Imposto de Renda apresentadas este ano, foram identificados mais de 1.200 veículos classificados como despesas da atividade rural,  avaliados em aproximadamente  184 milhões de reais, apenas no Rio Grande do Sul.