Rádio Difusora do Paraná

Rede estadual está pronta para a retomada amanhã das aulas presenciais

Com mais de 220 mil trabalhadores da Educação Básica vacinados com a primeira dose, o Paraná ultrapassou o total do público estimado inicialmente para este grupo prioritário, de pouco mais de 215 mil pessoas, segundo o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.

De acordo com o Vacinômetro do SUS, 222.556 profissionais receberam a primeira dose no Estado.

Outros 2.456 já tomaram a segunda dose ou dose única e estão com o esquema vacinal completo.

O grupo é composto por profissionais de creches e pré-escolas, ensino fundamental, médio, profissionalizante e EJA tanto da rede pública quanto da rede privada, sendo mais de 83% mulheres.

Por consequência da marca de seis meses de vacinação no Paraná, o que se vê nas escolas são profissionais vacinados, com algumas exceções de pessoas com alguma condição específica ou que não puderam tomar a vacina no dia indicado.

O secretário estadual de Educação e do Esporte, Renato Feder , afirmou que esse semestre foi desafiador como todo o ano passado, mas foi conseguido alcançar a vacinação em massa e a escola precisa do aluno e o aluno precisa da escola para um futuro melhor.

Paralelamente ao começo da vacinação dos profissionais da Educação Básica, na segunda semana de maio, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte iniciou a retomada gradual das atividades presenciais nas escolas, com 200 instituições abrindo as portas aos estudantes no dia 10 de maio.

Até o recesso escolar em 9 de julho, 55% dos mais de 2.100 colégios estaduais já haviam retomado total ou parcialmente o ensino presencial no modelo híbrido.

Com o início do segundo semestre letivo, amanhã, quarta-feira,  conforme o Secretário Renato Feder, mais colégios vão reabrir até chegar à totalidade nas próximas semanas, enquanto os demais abertos parcialmente vão ampliar a capacidade de atendimento a séries e turmas.

https://radiodifusora.net/wp-content/uploads/2021/07/FAN-SABRINA.mp3?_=1

 

A partir do início de agosto, a maioria dos profissionais da Educação vai começar a receber a segunda dose da vacina, já que mais de 93% desse público recebeu vacinas de fabricantes que têm 90 dias de intervalo entre as doses.

A medida também vai permitir o retorno de servidores dos grupos de risco, apenas com esquema vacinal completo, até então em regime de teletrabalho, e o chamamento de professores que participaram do Processo Seletivo Simplificado, o PSS e não puderam ser chamados anteriormente, o que afeta o quadro de muitas instituições.