As obras de reestruturação da cadeia pública de Marechal Rondon serão entregues na sexta-feira, em solenidade agendada para as 9 horas.
Por décadas, o cadeião rondonense registra o superlotamento de sua estrutura, diante da falta de vagas no sistema prisional do Estado do Paraná.
O numero excedente de presos dificulta o trabalho policial e coloca em risco a segurança pública, somada a fragilidade do local e o risco do registro de fugas.
Neste sentido, o Departamento Penitenciário do Paraná – DEPEN – responsável pela gestão do local, investiu recursos para melhorar a estrutura da cadeia pública, em parceria com a prefeitura municipal, Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG, e empresas locais.
As obras contemplam seis novas celas modernas e outras duas que foram readequadas com camas, chuveiros, vasos sanitários e tanque de lavar roupas.
Também foi substituída grande parte das instalações elétricas e hidráulicas.
A reestruturação do cadeião rondonense proporcionará melhores condições de trabalho aos servidores do DEPEN, e melhores acomodações aos presos, que poderão ser divididos entre provisórios e condenados, bem como àqueles considerados de alta periculosidade.