Conectado com

Geral

Regras da Covid-19 devem ser cumpridas no Dia de Finados em Pato Bragado

É solicitado para que bragadenses visitem o cemitério de forma antecipada, para evitar aglomeração na segunda

 

As recomendações mínimas necessárias para a prevenção à Covid-19 devem ser mantidas no feriado de Finados em Pato Bragado.

A secretária de Saúde, Neusa Inês Schirmann lembra que a pandemia não terminou e por isso, é necessário manter o uso de máscaras, bem como o distanciamento de 1,5 metros entre cada pessoa, evitar aglomeração, cuidar da higiene das mãos passando álcool em gel 70º, evitar cumprimentos e não tocar em objetos, pessoas e superfícies.

Outra medida importante, segundo ela, é de que os moradores do município não esperem o Dia de Finados para visitar o cemitério, ou seja, para que façam isso antes e de forma breve, como nesse sábado ou domingo.

Ela destaca que isso evita que parte da população bragadense frequente o local nos mesmos dias em que geralmente fazem as pessoas de outros municípios.

O governo estadual emitiu nota com recomendações mínimas necessárias para prevenção da Covid-19 e, além das já determinadas pela Secretaria Municipal de Saúde, o Estado proíbe a limpeza e manutenção dos túmulos e jazigos no feriado, assim como o consumo de comidas e bebidas nos cemitérios.

Os serviços de ambulantes e vendas em frente aos locais estão proibidos para evitar aglomerações.

Crianças e pessoas de grupos de risco (idosos, grávidas, lactantes e portadores de doenças crônicas) não devem frequentar os cemitérios nesse final de semana e Dia de Finados.

Da mesma forma não devem ser realizadas celebrações religiosas presenciais no cemitério, a fim de evitar aglomerações de pessoas.

As pessoas suspeitas ou confirmadas para Covid-19 não devem se deslocar até o cemitério.

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Buraco na pista causa capotamento na PR 591 em Nova Santa Rosa, Cruze fica destruído

Foto: Portal Nova Santa Rosa

O condutor do Chevrolet Cruze informou que por volta das 22h00, seguia sentido Toledo quando se deparou com um enorme buraco na pista,

Um buraco na pista causou um capotamento na noite de ontem (17) na rodovia PR 591 entre Nova Santa Rosa e o distrito de Toledo, Novo Sarandi.

O condutor do Chevrolet Cruze informou que por volta das 22h00, seguia sentido Toledo quando se deparou com um enorme buraco na pista, o pneu traseiro estourou, o rapaz ainda tentou segurar o carro na rodovia por alguns metros, mas o Cruze avançou para fora da pista, capotou e parou dentro de uma lavoura de milho as margens da PR 591.

O Chevrolet ficou destruído e o condutor saiu ileso, a seguradora foi acionada e na manhã de hoje um guincho retirou o carro do local.

 

Fonte: Portal Nova Santa Rosa

Continue Lendo

Geral

Jovens nascidos em 2006 devem se alistar

A Junta de Serviço Militar de Marechal Rondon alerta os jovens do sexo masculino, nascidos em 2006, que já completaram ou que completam 18 anos até 31 de dezembro, residentes no município, para que façam o alistamento militar.

Conforme a secretária Elisa Ten Caten, o procedimento pode ser feito online, através do site www.alistamento.eb.mil.br, ou comparecendo na Junta de Serviço Militar, na prefeitura, munidos dos documentos pessoais e comprovante de endereço.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Prazo para atualização obrigatória de rebanhos começa em 1º de maio no Paraná

No Estado existem 155 mil propriedades e 192 mil explorações pecuárias

A Campanha de Atualização dos Rebanhos do Paraná de 2024 começa em 1º de maio e se estenderá até 30 de junho.

A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda.

Aqueles que não cumprirem a exigência ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.

A GTA somente será emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda).

Os produtores podem fazer a atualização pelo aplicativo Paraná Agro (baixe AQUI), pelo site da Adapar ou presencialmente em uma das Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento de seu município.

A partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação, inclusive multas.

O acesso ao sistema também está disponível de forma direta por meio do link www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho.

Para fazer a comprovação, o produtor deve ter o CPF cadastrado.

Nos casos em que seja necessário ajustar o cadastro inicial (correção de e-mail ou outra informação), o telefone para contato é (41) 3200-5007.

Segundo a Gerência de Saúde Animal, existem 155 mil propriedades no Paraná e 192 mil explorações pecuárias, sendo que as principais espécies somam, aproximadamente, 8,6 milhões de bovinos, 7 milhões de suínos, 20 mil aviários, 240 mil equídeos, além de outros animais.

 

Fonte: Adapar

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.