Conectado com

Geral

Reservistas de 2015 a 2019 deverão se apresentar até o dia 16 de dezembro

A Junta de Serviço Militar de Marechal Cândido Rondon, cujo escritório está localizado na prefeitura, está convocando os reservistas de 1ª e 2ª categorias, licenciados pelos quartéis entre 2015 e 2019, para que se apresentem. Até a 4ª apresentação poderá ser feita no EXARNET, através do site www.exarnet.eb.mil.br. As demais deverão ser realizadas comparecendo na Junta de Serviço Militar, munido do certificado, até a próxima segunda-feira, dia 16, para atualizar os dados cadastrais.

A secretária da Junta de Serviço Militar, Elisa Ten Caten, lembra aos que estão em atraso, que também poderão deixar a situação militar em dia.

RETIRADA DE DOCUMENTOS
Por outro lado, é solicitado o comparecimento na Junta de Serviço Militar de Marechal Cândido Rondon, dos seguintes cidadãos, até o dia 23, deste mês, para retirar documentos.

Aldoir Cardoso de Campos
Alessandro Alves Ozorio Durant
Carlos Padilha
Cleiderson Andriel Griep
Douglas Izidoro dos Santos
Eduardo dos Santos Breunig
Estevão da Silva Araujo
Evandro Michel Freitag
Jean Felipe Krein
Julio Cesar Pessoa Marçal de Araujo
Leandro Moreira da Silva
Lucas Gabriel Ramos Lanius
Lucas Henrique Peres Perius
Luciano Alves da Silva
Maiquel Fabricio da Silva
Marcelo Eduardo Frank
Matheus Wachholz
Michel Ansina
Rodrigo Antonio Andrade Amorim
Sandro Luiz Schibichewski Madelena
Wagner Luiz Ribeiro
William Gonzaga Konieczniak

Fonte: Assessoria

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Pai envenenou bebê de cinco dias com mamadeira de leite com chumbinho enquanto mãe tomava banho

O homem preso em flagrante por envenenar a própria filha de cinco dias de vida deu mamadeira com leite e veneno à criança enquanto a mãe tomava banho, de acordo com a Polícia Civil. A bebê foi socorrida, mas não resistiu e morreu.

O caso foi detalhado pela corporação à imprensa na tarde desta quinta-feira (25), na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Cordeiro, Zona Oeste do Recife.

Segundo o delegado Sérgio Ricardo, o homem, identificado como Charles Luiz Félix da Costa, de 44 anos, aproveitou o momento em que a mãe da bebê tomava banho para preparar o leite envenenado e dar à criança.

Continue Lendo

Geral

Bebê de seis meses morre com coqueluche no Paraná

Morte de outra criança de três meses em Irati é investigada

Um bebê de seis meses morreu com diagnóstico de coqueluche. A criança é de Londrina, no norte do Paraná.

A informação foi confirmada pela Secretaria do Estado de Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (25). A doença é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria.

A morte de outro bebê, de três meses, morador de Irati, também é investigada. Segundo dados registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), de 2013 a 2023 foram confirmados 2.402 casos de coqueluche no Paraná.

Prevenção

A contaminação pode ser prevenida através da vacinação durante a gestação. A dose da vacina dTpa (versão acelular da vacina contra difteria, tétano e coqueluche) deve ser aplicada, preferencialmente, a partir da 20ª semana de cada gravidez, podendo ser aplicada até 45 dias após o nascimento do bebê (puerpério). As crianças são imunizadas contra a doença por meio da vacina pentavalente (que previne contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae B) e DTP (contra difteria, tétano e coqueluche). A primeira deve ser aplicada em três doses, aos dois, quatro e seis meses de vida, já a DTP deve ser administrada como reforço aos 15 meses e aos quatro anos.

A Sesa também informou que uma força-tarefa foi desenvolvida para aumentar as coberturas vacinais de imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação,nas cidades do Paraná. A ação é direcionada para as vacinas Influenza, Pentavalente, DTP, Pneumocócica 10 e Poliomielite, que estão com baixa adesão no Estado.

 

Redação Catve

Continue Lendo

Geral

Rondonense realiza exposição de relíquias e conta sobre a história do município.

Foto: Rafael Sturm

O rondonense Orlando Miguel Sturm, proprietário da “Casa Orlando” que se localiza na Rua Tiradentes, número 567, preparou uma exposição de relíquias que contam a história do município de Marechal Cândido Rondon, abrindo mão de parte de suas vitrines para homenagear a cidade na semana do aniversário municipal.

Orlando é colecionador nato, que possui uma grandiosa coleção sobre a história do município, como revistas, livros, fotografias, diferentes objetos antigos, mapas e até um dos cerrotes que foi utilizado na época do desmatamento, como diz o hino municipal “Ao som da serra e do machado, três homens hastearam a bandeira” e “Na linda terra do pinheiro, cresceu um povo hospitaleiro”.

Acompanhe a seguir a entrevista completa com o pioneiro Orlando Miguel Sturm.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.