Um protótipo de respirador fabricado em Marechal Cândido Rondon pela Indústria Schumacher em parceria com a Fundação Parque
Tecnológico Itaipu , será testado no Recife onde os casos de covid-19 explodiram.
A testagem do ventilador pulmonar industrial faz parte de uma cooperação técnica de validação do equipamento e se validado, poderá ser
utilizado para ajudar no enfrentamento da doença no Recife.
O aparelho, que faz a regulação e o controle da pressão e volume de ar comprimido e oxigênio, possui um controlador digital que executa a malha de controle do sistema.
O número de casos de covid-19 na capital pernambucana passou de 500 e em função disso, o município está em quarentena e tem tido dificuldades para obter respiradores.
Conforme o coordenador do Grupo Estratégico da Covid-19 da Itaipu, coronel Jorge Aureo, o envio do protótipo é uma ação concreta dentro de uma série de medidas de excepcionalidade adotada para enfrentar a pandemia atual.
A validação, segundo o diretor técnico do PTI, Rafael Deitos, pode
resolver um gargalo, pois com a cooperação, haverá um ganho enorme tanto para o parque quanto para a Indústria Schumacher e, em especial, para a cidade de Recife.
O equipamento faz a leitura dos sensores, atuando nas válvulas para
obtenção do objetivo indicado e configurado no controlador digital.
Conta com válvulas eletromecânicas para ajuste da pressão de expiração, fluxômetros para regulação da mistura de ar e oxigênio, sensores para validação das pressões de inspiração/expiração e possibilidade de encaixe de filtros antiviral/antibacteriano.