Search
Close this search box.

Resultados da “Alerta Cigarrinha” serão apresentados terça-feira na Acimacar

Na próxima terça-feira, dia 05, a partir das 13h30, será realizada no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon a Reunião Técnica para apresentação dos resultados do Projeto “Alerta Cigarrinha”.

A equipe do projeto iniciou os trabalhos de monitoramento com a instalação de 68 armadilhas antes da semeadura do milho safrinha 2023 as quais foram distribuídas em sete regiões do município de Marechal Cândido Rondon e substituídas semanalmente até a fase reprodutiva da cultura.

Neste período foram monitoradas a quantidade de cigarrinhas do milho capturadas em cada armadilha, analisadas sua infectividade para verificar a presença da doença nos insetos, coletados dados climáticos como precipitação pluviométrica, temperatura, umidade do ar; levantamentos de períodos de semeaduras, manejos utilizados pleos agricultores como: adubações, híbridos cultivados, tratamentos fitossanitários entre outros.

No período reprodutivo da cultura o setor de fitopatologia da Unioeste realizou a análise fitossanitária para levantamentos de incidências e severidade da doença em cada lavoura monitorada e finalizando com a coleta das informações de produtividade em cada área.

Segundo o agrônomo da Agência de Defesa Agropecuária de Marechal Cândido Rondon, Anderson Lemiska, o evento técnico pretende apresentar todos os resultados produzidos por este trabalho, desde o monitoramento das cigarrinhas até os dados de produtividade para auxiliar a assistência técnica e agricultores da região nas tomadas de decisões no campo e reduzir os danos na produtividade ocasionados pelos enfezamentos do milho.

A reunião será de acesso gratuito que poderão ser acompanhados presencialmente no local – para isso o interessado precisa realizar sua inscrição prévia via aplicativo devido a capacidade de acomodação, ou então poderá acompanhar por meio da transmissão on-line no Canal do YouTube do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon.

A Reunião Técnica é promovida pela Adapar e Unioeste, com o apoio de outras entidades, como o Sindicato, cooperativas e empresas do agronegócio.