Geral
Reunião virtual volta a debater retorno das atividades escolares no Paraná

Publicado em:
Representantes da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte se do APP-Sindicato se reuniram virtualmente ontem para tratar do protocolo de retorno das aulas presenciais no Paraná.
Ainda não foi definida data de retorno
A reunião fez parte da programação de encontros setoriais do Comitê de Volta às Aulas, iniciada na segunda-feira passada.
Walkiria Olegário e Vanda do Pilar, diretoras do sindicato, representaram a entidade no encontro com a Secretaria.
Foram debatidos temas referentes aos protocolos sanitários, como distanciamento, higienização e modelos de retorno híbrido com o foco no papel que será desempenhado pelos profissionais da educação neste protocolo.
A entidade também tratou de como lidar com as questões pedagógicas no retorno.
Para Gláucio Dias, diretor-geral da Secretaria da Educação, as contribuições do sindicato no comitê reforçam a importância de se incluir todos os envolvidos na Educação antes de se definir o protocolo final.
As reuniões setoriais estão sendo extremamente produtivas e o objetivo está sendo cumprido.
Segundo Dias, estão sendo ouvidos todos os lados e, com isso, tendo um panorama completo que vai desde os estudantes, até pais, professores e representantes do poder público.
Além do Sindicato dos professores, a Secretaria já se reuniu com o Conselho Estadual de Educação, Assembleia Legislativa, Ministério Público, União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Associação dos Municípios do Paraná e a Federação das Associações de Pais, Mestres e Funcionários das Escolas Públicas do Estado do Paraná.
Na semana que vem, após as reuniões, o Comitê irá definir um plano de retorno das aulas presenciais, que deve ser apresentado aos epidemiologistas da Secretaria da Saúde ainda em julho e levado novamente ao Comitê no dia 30 deste mês.

Geral
Biblioteca do Lago tem acervo renovado

Publicado em:
Os livros ficam à disposição da população para leitura no local e podem ser emprestados para posterior devolução
A Biblioteca do Lago, iniciativa do Rotary Club Marechal Cândido Rondon, em parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Cultura, foi instalada no lago municipal de Marechal Cândido Rondon em 2018. O espaço conta com vários exemplares de diferentes gêneros, como infantil, romance, entre outros. Recentemente o acervo foi renovado. O projeto visa oportunizar à população momentos de leitura e de entretenimento, no espaço de lazer que é bastante frequentado. Os livros ficam à disposição da população para leitura no local ou podem ser emprestados e podem ser emprestados para posterior devolução.
Os exemplares são oriundos de doações feitas pela população. Quem quiser doar, basta deixar os livros diretamente no local, ou nas bibliotecas Martinho Lutero e Cidadã, para que sejam selecionados e destinados ao acervo.
A Secretaria de Cultura lembra que livros também estão disponíveis para a população na Biblioteca Cidadã, no bairro São Lucas, e também na Biblioteca Martinho Lutero, ao lado da Câmara de Vereadores. Essa última, inclusive, recebeu recentemente a doação de livros de um curso completo de língua inglesa.
Fonte: Assessoria
Geral
Brilha Inox de Entre Rios vence Terra Roxa fora de casa e se classifica no Troféu Difusora

Publicado em:
Repórter – Guilherme Heinzen
Geral
CCO faz prestação de contas da Festa do Matambre Recheado de Bom Jardim

Publicado em:
Evento de prestação de contas foi realizado ontem à noite pela Comissão Organizadora da 29º edição da Festa do Matambre Recheado do distrito rondonense de Bom Jardim.
Segundo o presidente da CCO, Guido Herpich, o lucro obtido foi de mais de 90 mil reais, dividido entre três comunidades religiosas, os veteranos de Bom Jardim, e a CCO da festa..