Geral
Rondonense que não colaborar no combate a dengue poderá sofrer penas maiores

Publicado em:
Um projeto de lei de autoria do vereador Ronaldo Pohl quer endurecer as penalidades aplicadas contra quem não colaborar no combate à dengue, acabando com os criadouros do mosquito Aedes Aegypti em seus imóveis.
A matéria em tramitação visa alterar o artigo 9º da Lei Municipal 4.613/2013, que instituiu o Programa Municipal de Combate e Prevenção da Dengue, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Na prática, o projeto de lei complementar aumenta em dez vezes o valor das multas aplicadas aos infratores.
Pela lei em vigor, a multa aplicada para infração leve é de 1 Valor de Referência, o que representa 170 reais e 49 centavos.
Se aprovada a proposta do vereador Ronaldo Pohl, essa multa será elevada para 10 VRs, ou 1 mil, 704 reais e 90 centavos.
Para infração média, a multa será ampliada de 3 para 30 Valores de Referência: de 511 reais e 47 centavos para 5 mil, 114 reais e 70 centavos.
Para infração grave, a multa vai aumentar de 5 VRs para 50 VRs: de 852 reais e 45 centavos para 8 mil, 524 reais e 50 centavos.
Já a infração gravíssima terá a multa alterada de 10 VRs para 100 VRs: de 1 mil, 704 reais e 90 centavos para 17 mil e 049 reais.
O Programa Municipal de Combate e Prevenção da Dengue prevê que, após a identificação do criadouro do mosquito pelos agentes de combate a endemias, o infrator tem prazo de 48 horas para eliminar o foco.
Se não o fizer, a multa pode ser aplicada e, em caso de reincidência, a multa deve ser cobrada em dobro.
O vereador Ronaldo Pohl entende que a proposta não é popular, mas afirma ser necessária..

Geral
2º Churrascada do CONSEG Marechal obtém lucro de quase R$ 23 mil
Dinheiro já está no caixa da entidade a disposição das forças policiais

Publicado em:
O Conselho Comunitário de Segurança de Marechal Cândido Rondon – CONSEG – realizou reunião nesta terça-feira (21) para prestação de contas da 2º edição da Churrascada, realizada no dia 11 de março.
O encontro aconteceu na sede da Acimacar e contou com a presença de membros da diretoria, voluntários e parceiros do CONSEG.
A Churrascada serviu cerca de 500 refeições, resultando no lucro de R$ 22.901,79.
O dinheiro já está no caixa da entidade, a disposição das forças policiais.
No encontro de prestação de contas, os comandantes e representantes das forças policiais presentes (PM, Bombeiros, Policia Civil e BPFron), aproveitaram a ocasião e fizeram novos pedidos – especialmente para manutenção de viaturas e de equipamentos, para que às despesas sejam custeadas pelo Conselho, garantindo que os serviços prestados à população não sejam interrompidos.
O presidente Victor Morel reforçou novamente que o Conseg atua no processo de agilização dos serviços. “Apesar da responsabilidade ser do Governo do Estado, processos licitatórios demoram muito e os serviços que são prestados à população ficam a mercê de interferências. Para evitar que isso ocorra, o Conselho custeia os serviços, dando resposta rápida ao problema, evitando danos no atendimento prestado”, explicou o presidente.
Victor Morel também agradeceu a todos envolvidos na 2º Churrascada, que resultou no recorde de arrecadação. “Agradeço a todos os patrocinadores, apoiadores, as pessoas que adquiriram fichas e especialmente aos membros e voluntários do Conseg. O almoço foi um sucesso”, finalizou o presidente da entidade.
Patrocinadores e apoiadores:
Supermercado Cercar,
Supermercado Copagril,
Supermercado Weimann,
Cerdo e Ganado Alimentos,
Fazenda Rieger,
Labordes Tintas,
Aconchego Restaurante,
Avance Sport,
Isepe Rondon,
AACC,
Empreendimentos Cataratas,
Auto Escola do Ila,
Cooperativa Lar – Unidade MCR
Sicredi,
Sicoob.
Geral
Acimacar convoca reunião para definir datas e horários de funcionamento das empresas

Publicado em:
Encontro está marcado para quinta-feira
A fim de definir as datas e horários especiais de funcionamento das empresas do comércio varejista para os anos de 2023 e 2024, a Acimacar está convocando os empresários para uma reunião com o Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Marechal Cândido Rondon e Microrregião (Sindicomar).
O evento está agendado para o dia 23 de março, próxima quinta-feira, na sede da Acimacar, às 18h30.
A vice-presidente do Comércio da entidade, Geovana da Silva Krause, lembra que a Acimacar não possui poder legal para definir os horários especiais de atendimento do comércio, contudo, atua como mediadora entre os empresários e o Sindicomar.
Geovana Krause acrescenta que a aprovação desses horários a serem definidos na reunião será homologada posteriormente, sem envolvimento da Acimacar, por meio da negociação entre o sindicato patronal, o Sindicomar, e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Toledo e Região (Sindeto), que representa os trabalhadores da categoria.
Geral
Projeto sobre piscicultura tem encontro hoje à tarde em Pato Bragado

Publicado em:
Está confirmado para as 14 horas de hoje, na propriedade do produtor Rogério Mundt, em Pato Bragado, a realização do 7º módulo do Projeto “Piscicultura Bragadense”, com o tema: “Industrialização do Pescado e Mercado Local e Regional”.
O projeto é desenvbolvido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Pato Bragado em conjunto com o curso de Engenharia de Pesca da Unioeste – Campus de Toledo.
A secretária de Agricultura de Pato Bragado, Jaqueline Vanelli, fala da programação de logo mais…..