Rádio Difusora do Paraná

Rondonenses se apresentam em festival de coros em São Paulo

43 coralistas locais seguiram hoje para a cidade de Catanduvas

O Coro Juvenil Canta Marechal/SICREDI realiza nesta quarta-feira viagem artístico-cultural à cidade de Catanduvas, São Paulo, para a 6ª edição do Festival de coros do estado de São Paulo.

Participam deste evento cantores adolescentes e jovens de diversos estados do país, e do Paraná, o Canta Marechal será o único coral a participar.

Embora o grupo conte com mais de 100 matriculados, este projeto desenvolvido pela AACOP – Associação Arte e Cultura do oeste do Paraná e que conta com diversas empresas parceiras, será representado por 43 cantores do coral que já têm conhecimento musical na área do canto, leitura e classificação vocal adequada.

O maestro Gerson Daniel Giese, salienta que não foi possível levar todos os cantores, porém o grupo representará a essência e cultura do canto coral juvenil da região e através dela, todo o Movimento Coral Juvenil no oeste do Paraná.

Recém-egressos do ENCORO, outro festival importante de canto coral juvenil realizado recentemente em Nova Santa Rosa, no final de agosto e do Sarau In Concert, realizado em junho, em Pato Bragado, o “Canta Marechal” segue para o Festival em São Paulo, preparado não apenas para dividir música, mas também ter contato com renomados regentes, arranjadores, preparadores vocais e, inclusive, expressão cênico-coral com o diretor cênico Reynaldo Puebla, proporcionando assim, a formação completa do coralista, inserindo-o na arte do canto em cena.

O grupo segue acompanhado por coordenadores do próprio coro, bem como, do vice-presidente da AACOP Igor Iapp e dos representantes dos pais dos coralistas, Valmir e Maristela dos Santos.

Em Catanduvas o coral rondonense realizará apresentação solo com o seu novo traje social uniforme, adquirido com recursos próprios de cada cantor rondonense.

Toda arrecadação financeira para o transporte, hotel e despesas dos cantores foi através de ação entre amigos, patrocinadores e doações em campanhas realizadas por todo coral e suas famílias.

Este grupo não conta com subsídios e nem parcerias com setores públicos do município ou estado, mas se mantém unicamente com apoio de empresas patrocinadoras.

Retornando de São Paulo, o maestro Giese frisa que o grupo se preparará para o seu 2º espetáculo temático anual, cuja estreia será dia 04 de outubro, no auditório Ecos da Liberdade em Marechal Cândido Rondon com ingressos limitados.