Alertas indicam chuva intensa, que devem atingir principalmente Uruguaiana e Santa Maria na quarta-feira (7). Climatempo reforça que a situação não pode ser comparada à chuva extrema de maio de 2024.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para os próximos dias, na Região Oeste do RS, válidos até quarta-feira (7), que apontam risco de chuva intensa, ventos e alagamentos.
De acordo com a Climatempo, o risco de chuva forte tende a aumentar na terça-feira por influência de um bloqueio atmosférico no centro-sul do Brasil, que leva à formação das nuvens carregadas no Sul e no Oeste do estado.
Pode haver pancadas de chuva fortes ainda na terça perto das fronteiras com Uruguai e Argentina. Porém, a área de chuva se estende pelas regiões Central, Sul e Oeste na quarta-feira.
A Climatempo reforça que a situação para esta semana no Rio Grande do Sul não pode ser comparada à chuva extrema de maio de 2024, e que o nível dos rios está bem abaixo do que estava naquela época.
Previsão do tempo
- Terça-feira (6): Chuva concentrada no Oeste, entre Uruguaiana, São Borja e Alegrete, com pancadas intensas na tarde. No resto do estado, sol ao longo do dia, sem previsão de chuva.
- Quarta-feira (7): Alerta para as regiões Central e Sul do estado, principalmente nas cidades de Uruguaiana e Santa Maria, para altos acumulados de chuva contínua, com períodos de forte intensidade, com raios e ventos fortes.
- Quinta-feira (8): Condição para chuva forte continua, temporais com raios e eventual queda de granizo, com destaque para as cidades de Alegrete, São Borja, São Gabriel e Pelotas.