Conectado com

Geral

Rússia ordena ataques militares contra cidades da Ucrânia e gera tensão mundial

Reprodução Twitter

Agências de notícias relataram sons de explosões e artilharia na capital Kiev e em Kharkiv

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou nas primeiras horas de quinta-feira (24) uma operação militar contra a Ucrânia. Os ataques, que têm como alvo principal as regiões separatistas no leste do país, acontecem após meses de tensões e ameaças por parte de Putin.

Em discurso transmitido pela TV estatal russa, por volta de 6h da manhã de quinta no horário local – início da madrugada no Brasil -, o presidente disse que o país não pode tolerar ameaças por parte Ucrânia e que os conflitos entre as duas nações eram “inevitáveis, sendo apenas uma questão de tempo”.

No comunicado, Putin ainda afirmou que não irá aceitar qualquer tipo de interferência estrangeira. “Quem tentar interferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na história”.

Agências internacionais de notícias informaram sons de explosões e artilharia na capital Kiev e na cidade de Kharkiv, ao leste da Ucrânia. Também há relatos de ataques a outros pontos do país. Áreas militares onde estavam sediados centros de comando foram atacados com mísseis. O aeroporto de Kiev foi evacuado e parte do espaço aéreo está restrito.

Em resposta aos ataques russos, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, decretou lei marcial em todo o país, que instaura regime de guerra, com a convocação de grande parte dos reservistas. “Sem pânico. Nós somos fortes. Estamos prontos para qualquer coisa. Nós vamos derrotar qualquer um porque nós somos a Ucrânia”, disse Zelensky.

Os Estados Unidos condenaram a operação militar, classificando os ataques como uma “guerra premeditada” com resultados catastróficos. “As orações de todo o mundo estão com o povo da Ucrânia esta noite, que sofre um ataque não provocado e injustificado das forças militares russas. O presidente Putin escolheu uma guerra premeditada que trará uma perda catastrófica de vidas e sofrimento humano. A Rússia sozinha é responsável pela morte e destruição que este ataque trará, e os Estados Unidos e seus aliados e parceiros responderão de forma unida e decisiva. O mundo responsabilizará a Rússia”, afirmou o presidente Joe Biden, em comunicado oficial.

A ofensiva russa contra o território ucraniano gerou pânico na população, principalmente na capital, onde milhares de pessoas começaram a deixar a região. A evacuação em massa deixou o trânsito congestionado nas saídas de Kiev. Segundo as agências internacionais, há filas em postos de combustíveis e corridas aos supermercados em busca de mantimentos.

Foram relatadas pelo menos duas explosões na capital. Em seguida, soaram sirenes em toda a região para alertar sobre os bombardeios ressoaram no centro da capital e moradores correram para as estações de trem subterrâneas em busca de abrigo.

 

Redação Catve.com

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Dengue: CIS permanece como Unidade Sentinela a partir de segunda-feira

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon informou na tarde desta sexta-feira (17) que a partir de segunda-feira (20) o CIS (Centro Integrado de Saúde, antigo 24 Horas) segue como Unidade Sentinela, ou seja, atenderá em horário estendido (das 17h até as 22h) os pacientes com suspeita de dengue.

Até então, o posto de saúde do bairro Boa Vista também atendia em horário estendido, porém, devido ao atual cenário epidemiológico da dengue no município, somente uma unidade fará o atendimento.

A orientação é para que as pessoas com sintomas de dengue, como dor de cabeça, febre, dor nas articulações, diarreia, vômito e manchas pelo corpo, procurem o seu posto de saúde de referência durante o dia, ou o CIS, à noite.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Prossegue a aplicação da vacina contra a dengue em Marechal Rondon

Público-alvo é formado por crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias

 

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon segue com a vacinação contra a dengue. O público-alvo é formado por crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias.

As doses do imunizante estão disponíveis nos postos de saúde da sede e do interior do município, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h15 e das 13h às 16h45. Os moradores dos distritos de Bom Jardim e de São Roque, onde não há salas de vacinas, devem se dirigir aos postos de saúde de referência.

É necessário apresentar o cartão de vacinação, CPF ou o cartão SUS.

Orientação

A vacinação ocorre neste momento para esta faixa etária em decorrência do maior número de hospitalizações, conforme orientação do Ministério da Saúde às secretarias estaduais. A vacina é feita em duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. A recomendação é de que o paciente que teve dengue precisa aguardar seis meses para tomar a vacina.

Doença

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode progredir para quadros graves e não existe, até o momento, um medicamento específico para tratamento.

Assim sendo, o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra os quatro sorotipos virais da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) é um avanço no campo da imunização, tornando-se mais um passo necessário para ampliar as medidas integradas e efetivas para a prevenção e o controle da doença. As medidas se baseiam na vigilância epidemiológica e laboratorial, no manejo clínico e na comunicação efetiva.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Credencial de estacionamento para idoso poderá ser retirada domingo no Comunidade Show do Recanto Feliz

Acontece neste domingo na Arena Multiuso do Bairro Recanto Feliz em Marechal Rondon, nova edição do “Comunidade Show” que objetiva levar um dia de serviços gratuitos, com o sorteio de prêmios, em uma programação voltada para todos os públicos / idades, com a proposta de transformar vidas.

No Recanto Feliz as atividades serão ofertadas das 9 às 13h, todas gratuitas.

Dentre os serviços, a Secretaria Municipal de Mobilidade estará com emissão da credencial de estacionamento para idoso e deficiente, além de orientações para emissão do novo RG, conforme destaca a diretora da pasta, Adriane Kappes Vorpagel….

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.