O Decreto de Emergência Hídrica publicado nesta semana e que vale para todo o Paraná pelos próximos 90 dias, autoriza as empresas que prestam serviços de saneamento a executar rodízios de 24 horas, desde a interrupção até a retomada do abastecimento, com prazo para normalização de mais 24 horas.
Esses limites podem ser extrapolados em situações emergenciais de manutenção ou por força maior, devendo ser comunicadas para a população e órgãos de fiscalização.
Em Marechal Cândido Rondon, segundo o diretor executivo do SAAE, Vitor Giacobbo, a produção de água apresenta redução significativa e a autarquia admite dificuldades para manter o fornecimento à população , mesmo nesta época de pouco calor.
Prova disso é que neste final de semana poderão ocorrer problemas no fornecimento.
Em nota o SAAE informa que nos dias 6, 7 e 8 de agosto, poderão ocorrer interrupções e baixas pressões no abastecimento de água na Sede Municipal.
A região bem como o estado do Paraná, ainda vem sofrendo severamente com a estiagem, impactando expressivamente na capacidade de produção de água, diz a nota, acrescentando que com esta limitação, a oferta de água está cada vez menor, sendo insuficiente para atender a demanda atual.
O SAAE pede a compreensão e colaboração dos munícipes na economia de água, conclui o comunicado.