Rádio Difusora do Paraná

Safra de Inverno de 2022 será impactada por elevados custos de produção

Uma tempestade perfeita formada por problemas logísticos, políticos, climáticos e energéticos vai impactar severamente o custo de produção de grãos na próxima safra de inverno, em 2022.

Isso porque o produtor rural vai encontrar um cenário adverso na hora de comprar fertilizantes minerais, com preços bem acima em relação há um ano.

O único alento é que, segundo analistas de mercado, não vai faltar fertilizante.

 

 O alento é que não deverá faltar fertilizantes 

 

Em cada cadeia produtiva dos fertilizantes houve um impasse diferente que impactou a produção e o fornecimento nos principais países produtores.

Sobre tudo isso ainda paira a sombra da pandemia do novo coronavírus, que trouxe desajustes, incertezas e ajudou a tornar este caldo ainda mais turvo.

Para se ter ideia da variação desses insumos, em setembro de 2020, o gasto com fertilizantes em uma lavoura de soja na região de Londrina era de R$ 620 por hectare.

No mesmo mês deste ano, esse custo mais do que dobrou, passando para R$ 1.323.

Com isso, o peso dos fertilizantes no custo operacional desta lavoura passou de 20% para 31%, em 12 meses.

Segundo o presidente da Comissão Técnica de Cereais, Fibras e Oleaginosas da FAEP, José Antonio Borghi, o aumento no preço dos fertilizantes impacta fortemente o custo de produção de grãos no Estado.

Quando analisado o poder de troca do produtor rural, a situação também piorou no último ano.

Em agosto de 2020 eram necessárias 16,6 sacas de soja para realizar a troca por uma tonelada de cloreto de potássio.

Em agosto deste ano, essa relação era de 22,66 sacas por tonelada do produto.

Com o superfosfato simples essa relação passou de 11,6 sacas por tonelada para 14,8 sacas/toneladas e com a ureia não foi diferente, saiu de 19,6 sacas/toneladas para 22,6 sacas/toneladas.

As razões para esta escalada de preços têm origem no outro lado do globo, especialmente em função do aumento abrupto do preço das commodities agrícolas ocorrido durante a pandemia.