Conectado com

Geral

Saúde confirma o primeiro caso de dengue importado em Marechal Rondon

Notificação relativa ao novo ano epidemiológico é datada de 12 de setembro. Cinco pessoas aguardam o resultado de exames. Secretária de Saúde orienta rondonenses a redobrarem os cuidados

 

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, por intermédio do setor de endemias, confirma o primeiro caso de dengue importado no município relativo ao ano epidemiológico 2021/2022. A confirmação ocorreu após o boletim da dengue emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

Conforme a secretária municipal de Saúde, Marciane Specht, o caso importado se refere à pessoa que saiu do município nos últimos 15 dias e por algum motivo retornou com sinais e sintomas de dengue. “A notificação é datada de 12 de setembro, havendo confirmação posterior como caso de dengue importado”, expõe.

“É importante lembrar a população que estão registradas 43 notificações para a dengue, dos quais cinco pacientes aguardam resultados de exames, enquanto os demais casos tidos como suspeitos estão descartados. A sugestão é de que você, cidadão rondonense, verifique o quintal da sua residência após as chuvas para que não tenhamos casos aumentados de dengue no município”, pontua Marciane.

A secretária salienta que a orientação do prefeito Marcio Rauber é de que todas as ações desenvolvidas pelo setor endemias sejam intensificadas para resultar em menos focos de dengue, consequentemente na redução de casos. “Vale lembrar que o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti (Liraa) aponta 0,3% de infestação no município, abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%”, acrescenta ela.

Marciane prossegue mencionando que os cidadãos rondonenses, junto com a Secretaria de Saúde e a administração municipal, mantenham a preocupação com a dengue. “Nossa orientação é de que você, rondonense, reserve dez minutos por dia para fazer a vistoria ao redor da sua residência, do terreno, eliminando todos os possíveis criadouros do mosquito que possam acumular água devido às recentes chuvas. Todos juntos vamos vencer a dengue”, encerra a secretária.

 

Fonte: Assessoria 

Geral

Secretaria de Saúde rondonense confirma mais um óbito por Covid-19 nesta segunda-feira (25)

ÓBITO 154: Sexo masculino, 76 anos. O início dos sintomas ocorreu no dia 22/09 com tosse, falta de ar, dor muscular e hipossaturação.

Dirigiu-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em 29/09, onde foi realizado o teste antígeno com resultado positivo para Covid-19.

No mesmo dia houve coleta do RT-PCR, com o resultado confirmado em 04/10.

O paciente foi transferido ao Hospital Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, no dia 30/09, onde recebeu alta em 06/10. No dia 09/10 o idoso retornou à UPA, em Marechal Rondon, tendo permanecido internado até 22/10.

Neste dia foi transferido para atendimento hospitalar, onde veio a óbito em 25/10.

Comorbidades: Hipertensão e sequela de AVC.

 

Fonte: Assessoria 

Continue Lendo

Geral

Advogada esclarece pontos da legislação ambiental no Programa “Meu Dia Minha Terra”

Reportagem com Gladiston Pacheco

 

Continue Lendo

Geral

Rondonenses têm até sexta-feira para pedir isenção de IPTU

Interessados devem se dirigir ao Departamento de Tributação, na Secretaria Municipal de Fazenda

Os pedidos de isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) relativos ao exercício 2022 devem ser requeridos até sexta-feira (29), na prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

As solicitações precisam ser renovadas anualmente para a concessão do benefício e são voltadas a aposentados, pensionistas, portadores de deficiências ou de doenças mencionadas na Lei Municipal nº 116/2018, pessoas com idade acima dos 65 anos e, também, por área edificada, seguindo os requisitos legais.

Vale salientar que os proprietários de chácaras e de lotes rurais que estão localizados no perímetro urbano devem respeitar o mesmo prazo, ou seja, até sexta-feira.

Requerimento

A isenção é concedida caso seja comprovado que esses imóveis estejam destinados à exploração extrativa vegetal, agrícola, pecuária, de preservação permanente, reserva legal ou preservação ambiental.

O secretário municipal de Fazenda, Carmelo Daronch, menciona que os contribuintes devem se dirigir ao Departamento de Tributação, para requerer o benefício. “É imprescindível apresentar os documentos descritos na legislação para que sejam submetidos à análise e ao parecer”, acrescenta ele.
Para mais esclarecimentos é preciso entrar em contato com o Departamento de Tributação.

 

Fonte: Assessoria 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.