Rádio Difusora do Paraná

Saúde disponibiliza vacina contra a Covid nesta sexta-feira e no sábado

Vacinação contra a Covid-19 em São José dos Pinhais, durante o fim de semana - São José dos Pinhais, 17/07/2021 - Foto: José Fernando Ogura/AEN

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon disponibiliza vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira (1º) e no sábado (02). Serão disponibilizadas desde 1ª a 3ª dose, assim como 4ª dose para idosos.

As vacinas contemplam públicos-alvo distintos, ou seja, abrangem crianças, adolescentes, adultos, imunossuprimidos, gestantes e puérperas. Haverá 400 doses em cada um dos dias.

Sexta-feira

Nesta sexta-feira, das 16h às 20h, será ofertada a primeira dose da marca Pfizer para a população com idade a partir dos 18 anos; segunda dose para pessoas a partir dos 12 anos, desde que tenham recebido a primeira dose no intervalo mínimo de 21 dias.

Haverá terceira dose da marca Pfizer para gestantes e puérperas, bem como para pessoas com 18 anos ou mais, desde que tenham completado o esquema vacinal no período mínimo de 120 dias; dose de reforço para os imunossuprimidos que foram vacinados com a terceira dose há 120 dias ou mais. Aplicação da quarta dose da Pfizer em idosos com 80 anos ou mais, desde que tenham recebido a terceira dose há 120 dias ou mais.

Também será ofertada a segunda dose da marca Astrazeneca/Recombinante para quem foi vacinado com a primeira dose há 56 dias ou mais.

Sábado

No sábado, das 8h às 12h, será aplicada a primeira dose da marca Pfizer em crianças de 5 anos, cuja vacina também contempla o público imunossuprimido de 5 a 11 anos; segunda dose da marca Pfizer para crianças de 5 a 11 anos, exceto para o público imunossuprimido.

Será disponibilizada ainda a primeira dose da marca CoronaVac para crianças de 6 a 11 anos, exceto para o público imunossuprimido; haverá segunda dose da marca CoronaVac para crianças de 6 a 11 anos, exceto para o público imunossuprimido.

Critérios

Crianças e adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais, para no local ser assinado um termo de assentimento. Na impossibilidade de comparecimento dos pais ou do responsável legal no ato da vacinação, o termo de assentimento deve ser preenchido e em seguida ter a assinatura reconhecida em cartório. O documento deve ser retirado no Setor de Epidemiologia, que está localizado na Rua São Paulo, ao lado da Farmácia Básica.

É necessário apresentar documentos pessoais, cartão SUS e carteira de vacinação (se tiver). Quem tiver comorbidade e/ou deficiência permanente deve apresentar declaração médica. O rondonense que se dirigir ao café colonial, pode deixar o veículo estacionado nas redondezas e caminhar até o local.