Conectado com

Geral

Saúde rondonense discute estratégias para evitar nova epidemia de dengue

Assessoria

Em reunião realizada quinta-feira, dia 26, ficaram definidas as estratégias com relação ao novo ano epidemiológico da dengue, que iniciou no mês de agosto e segue até julho de 2021. Participaram do encontro, a secretária de Saúde, Marciane Specht, a coordenadora do Setor de Endemias, Solange Rohr, e a supervisora de endemias, Rejane Wiederkehr.

De acordo com o último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti), feito em outubro, o índice em Marechal Rondon é de 0,3%, abaixo dos 1%, que é o número considerado aceitável pelo Ministério da Saúde.

Segundo Marciane, mesmo o índice sendo considerado baixo, os trabalhos por parte do poder público municipal, durante todo o ano, não param.
“Os agentes seguem fazendo ações de tratamento em cada ciclo, verificação nos pontos estratégicos e atendendo denúncias. Esse trabalho não pode parar. Também realizamos um trabalho de conscientização da população. É necessário que todos juntos, administração municipal, sociedade civil organizada e comunidade rondonense estejamos unidos mais uma vez contra a dengue. Todos nós fizemos parte desta batalha contra a dengue”, enfatiza.

Sobre a possibilidade de arrastões em bairros, segundo a secretária, a realização ou não vai depender do LIRAa, que terá novo índice divulgado em janeiro.

No auge da epidemia da dengue em Marechal Rondon, em meados de março deste ano, o índice foi de 1,4%. No ano epidemiológico 2019/2020, foram registradas 2.356 notificações, sendo 1.981 confirmações e cinco óbitos. Na época, de acordo com a secretária Marciane, os números se agravaram muito, pois, desde agosto de 2019, não havia mais inseticida (malathion) disponível para fazer o bloqueio ao redor dos quarteirões do caso suspeito, isso, juntamente com o descuido de parte da população, que acabou resultando em uma epidemia no município.

Para este ano epidemiológico, conforme a secretária de Saúde, até o momento, o estoque de inseticida é suficiente.

REGIÕES PROBLEMÁTICAS

Com base nos números atuais, o Setor de Endemias detectou que as regiões dos bairros Rainha, Higienópolis e Augusto são onde há mais focos do mosquito da dengue. “Os focos estão sendo encontrados, na grande maioria das vezes, em tanques de lavar roupas abandonados, pratos de vasos de flores, lixo domiciliar, piscinas de plástico (que ficam por mais de dois dias sem uso), calhas, postes de cercas ocos, caixas sépticas, ralos, etc. A atenção deve ser dada para todos os espaços”, destacou a secretária.

NÃO ADIANTA

Os agentes de endemias alertam que muitas pessoas usam água sanitária para eliminar focos do mosquito da dengue, porém, já está comprovado que não há eficácia com este produto. A recomendação é para o uso de cal virgem ou cloro.

NOTIFICAÇÕES E MULTAS

Marciane lembra que os agentes de endemias ao encontrarem um foco em uma residência ou empresa, primeiro aplicam uma notificação. O dono do imóvel tem 48 horas para resolver o problema. Caso não seja sanado, receberá uma multa. E dentro do período de um ano, caso o imóvel seja reincidente, a multa é dobrada.

 

Fonte: Assessoria

Geral

Prefeitura quer destinar área de 7 mil m² no Boa Vista para nova escola estadual

Foto: Assessoria

Objetivo é atender alunos dos anos finais do Ensino Fundamental

 

O Poder Executivo de Marechal Cândido Rondon encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 22/2024, que dispõe sobre doação de terreno do Município ao Governo do Paraná.

O objetivo é que na área de 7.192,70 m², localizada no bairro Boa Vista, seja construída uma escola pública estadual, evitando que alunos que residem naquela região precisem ser encaminhados ao Colégio Estadual Eron Domingues, localizado na área central da cidade.

Atualmente, cerca de 300 crianças são encaminhadas, por meio de transporte público, até este educandário.

Conforme o Projeto de Lei, se aprovado, a edificação do novo educandário deverá ser iniciada pelo Governo do Paraná no prazo máximo de dois anos, contados a partir da data da outorga da escritura pública de doação.

“A oferta de um espaço adequado para a construção de uma escola pública de ensino fundamental – anos finais, além de proporcionar a garantia de um atendimento adequado aos alunos daquela região, também representará um marco importantíssimo para a comunidade do bairro Boa Vista e para o Município como um todo, evidenciando o compromisso, tanto do governo municipal, quanto do governo estadual, com a educação pública e com o bem-estar dos cidadãos”, afirmou o prefeito Marcio Rauber na justificativa do Projeto de Lei, que começou a tramitar esta semana na Câmara de Vereadores.

 

 

Fonte: Assessoria / Cristiano Marlon Viteck 

Continue Lendo

Geral

Senac oferece curso gratuito de Auxiliar de Cozinha

Divulgação

O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), desde 1946, desenvolve cursos com certificação nacional e internacional, para a população, com o intuito de profissionalizar e incluir o maior número de pessoas no mercado de trabalho, realizando sonhos através da educação.

No momento está disponibilizando vagas para realizar o Curso gratuito de Auxiliar de Cozinha.

O curso conta com 240 horas, do dia 13 de maio até 13 de novembro, no horário das 13:30 até as 16:30 horas.

As inscrições podem ser realizadas pelo fone 45 3284-4200.

Osnei Francisco Alves, gerente do Senac de Marechal Cândido Rondon, repassa as informações sobre o assunto.

Continue Lendo

Geral

Cercar lança “Campanha Premiada Cercar” nesta quinta-feira (25)

Foto: Assessoria

A Cooperativa Cercar lança, em evento marcado para as 17 horas desta quinta-feira, nas dependências do seu Supermercado, a “Campanha Premiada Cercar”.

A campanha promete impulsionar vendas em 2024, tanto na loja como também no Supermercado Cercar.

A Campanha Premiada Cercar chega com a missão de superar o sucesso alcançado na edição anterior, que foi responsável por um notável aumento nas vendas tanto no supermercado quanto na Loja Cercar.

Os clientes podem esperar uma variedade de prêmios tentadores, incluindo motos, bicicletas, patinete e vales-compras, em quatro sorteios ao longo do ano.

Com o objetivo de proporcionar uma experiência ainda mais gratificante para seus clientes, o Supermercado Cercar e a Loja Cercar estão empenhados em oferecer uma campanha emocionante e recompensadora.

A campanha não apenas aumentará as vendas, mas também fortalecerá os laços com a comunidade e solidificará a posição da marca no mercado.

O lançamento da campanha será hoje, quinta-feira, as 17h00, e a expectativa é alta para mais um sucesso extraordinário para o Supermercado e Loja Cercar.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.