Rádio Difusora do Paraná

Saúde rondonense divulga amplo roteiro de vacinação para esta sexta-feira (17)

O foco é a vacina da marca Pfizer: serão aplicadas a primeira, segunda e terceira doses

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon realizou um incremento no público e nas doses que serão aplicadas na vacinação desta sexta-feira (17), em relação à agenda divulgada no dia de ontem (16). Isso porque a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) enviou um relatório informando que dispõe de grande quantidade de doses da marca Pfizer, assim como acontece no município rondonense.

Por isso serão aplicadas a primeira dose para pessoas acima de 12 anos; segunda dose para quem recebeu a primeira em um intervalo superior a 56 dias; terceira dose para aqueles que receberam a segunda em um intervalo superior a 5 meses, além de imunossuprimidos, desde que tenham recebido a segunda dose há 28 dias ou mais. Haverá, ainda, a segunda dose da marca Janssen para quem recebeu a dose única há mais de 60 dias. A vacinação acontece no café colonial.

Terceira dose

Vale lembrar que a terceira dose, independente de qual marca tenha tomado a primeira e a segunda doses, deve ser da Pfizer, a única com registro definitivo liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que os municípios utilizem a vacina para a terceira dose.

Por que é necessário aplicar a terceira dose?

A aplicação de uma dose de reforço tem sido defendida por especialistas. Há evidências científicas de que a proteção induzida pelas vacinas cai ao longo do tempo, o que coloca em risco, principalmente, os grupos mais vulneráveis. Por isso a terceira dose é fundamental, inclusive, para ampliar a proteção em relação as novas variantes que estão surgindo.

 

Fonte :Assessoria