Saúde rondonense faz alerta sobre meningite

Casos confirmados são de Quatro Pontes e de Toledo

 

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, informa que foram registradas nesta semana três casos suspeitos de meningite bacteriana (masculino, 64 anos; feminino, 55 anos; e feminino, 19 anos) após uma confraternização no município de Quatro Pontes, no dia 10 de junho. Dois desses casos foram confirmados para meningite meningocócica do tipo “C”. Um caso confirmado é do município de Toledo e outro de Quatro Pontes. No decorrer da semana, surgiram mais dois casos suspeitos (feminino, 45 anos e feminino, 53 anos), sendo um caso descartado e outro ainda em investigação.

A secretaria destaca que a doença meningite bacteriana é transmitida por meio das vias respiratórias, através de gotículas.
Sinais e sintomas da doença: febre alta, dor de cabeça, rigidez na nuca, náusea, vômito, falta de apetite, irritabilidade, sonolência ou dificuldade para acordar do sono, podendo apresentar manchas avermelhadas na pele, os quais podem se manifestar entre dois a dez dias após o contágio (período de incubação) e que na sua maioria ocorrem entre três e quatro dias.

Diante dessa situação preocupante, o município faz um alerta à população para os cuidados básicos de higiene, entre eles evitar compartilhamentos de itens como copos, talheres e chimarrão, fazer uso de álcool em gel, manter a etiqueta respiratória e a ventilação de ambientes.

A pasta da saúde reforça a importância de manter em dia o esquema vacinal, pois a vacinação é uma das mais eficientes formas de prevenção e está indicada no primeiro ano de vida da criança com a Vacina Conjugada Meningo C e ainda, para aqueles de 11 a 14 anos de idade, em dose única com a Vacina Conjugada Meningo ACWY, a qual também é recomendada para profissionais de saúde.

Em caso de sinais e sintomas suspeitos, deve-se procurar os serviços de saúde para avaliação.

 

Fonte: Assessoria