Rádio Difusora do Paraná

Schiavinato cobra do Ministério da Saúde informações sobre o combate à dengue no Paraná.

O deputado Federal José Carlos Schiavinato encaminhou ofício ao Ministério da Saúde pedindo informações sobre o combate à dengue no Paraná.

No documento o parlamentar questiona o seguinte: O Estado do Paraná está com o índice de infestação da dengue altíssimo. Gostaria de saber como está a distribuição do inseticida adquirido pela União e repassado aos estados para o combate ao inseto?

Segundo o Ministério da Saúde, o Paraná é um dos estados atendidos com prioridade desde o início do ano para o enfrentamento da dengue.

Em fevereiro, o Paraná recebeu 24.000 litros do adulticida espacial e 140 quilos do larvicida.

Nos meses de março e abril, foram encaminhados ao Estado do Paraná: um reforço para as ações de controle vetorial de mais 2.900 litros do inseticida Malathion, 200 quilos do larvicida e mais 25.000 litros do novo inseticida para aplicação espacial, o Cielo – ULV.

Ocorre porém que o inseticida Malathion não está mais disponível para distribuição, pois “verificou-se que grande parte da dos mosquitos transmissores da dengue no país apresentava resistência.

Essa conclusão dos estudos de monitoramento de resistência foi realizada pelo laboratório de referência da Fiocruz.

Quanto ao Cielo , é um inseticida de pronto uso utilizado no tratamento espacial de ambientes externos com função específica para a eliminação das fêmeas de Aedes aegypti.

O produto CIELO-ULV equivale a aproximadamente três vezes o quantitativo utilizado para tratar uma mesma área com o inseticida Malathion EW44%.

O Ministério da Saúde informou ainda que está abastecido tanto do adulticida Cielo como do larvicida e que o Paraná se encontra totalmente abastecido e com estoque para distribuição aos seus municípios.

Recentemente a Secretaria de Saúde de Toledo emitiu comunicado que está com dificuldades para atender a todas as localidades interioranas com o fumacê.