A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento vai ampliar o número de agências que financiam o programa Trator Solidário.
Sicoob também entra na lista e vai disponibilizar 80 milhões de reais
Uma parceria assinada ontem possibilitará a entrada do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – Sicoob – , no financiamento do programa, dando mais condições de atendimento ao agricultor familiar.
O Trator Solidário permite ao agricultor familiar beneficiado comprar um trator, colhedora ou pulverizador por preços até 15% mais baratos em relação aos de mercado.
O Sicoob vai disponibilizar até 80 milhões de reais para financiar a compra de tratores e demais equipamentos para as safras 2019/20 e 2020/21.
Com esse valor poderão ser adquiridos até 200 tratores, 30 pulverizadores e 50 colhedoras, calculou o diretor do Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Salatiel Turra.
O sistema Sicoob possui hoje 259 agências no Paraná.
Assinaram o convênio o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o diretor de Gestão do Sicoob, Márcio de Souza Gonçalves; o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Alves das Neves, e o presidente do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Natalino Avance de Souza.
O programa Trator Solidário é operado atualmente por instituições financeiras como Banco do Brasil e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul , que atua por meio das também cooperativas de crédito vinculadas Sicredi e Cresol.