Conectado com

Agricultura

Seab amplia o número de agências que financiam o programa Trator Solidário

A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento vai ampliar o número de agências que financiam o programa Trator Solidário.

Sicoob também entra na lista e vai disponibilizar 80 milhões de reais

Uma parceria assinada ontem possibilitará a entrada do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – Sicoob – , no financiamento do programa, dando mais condições de atendimento ao agricultor familiar.

O Trator Solidário permite ao agricultor familiar beneficiado comprar um trator, colhedora ou pulverizador por preços até 15% mais baratos em relação aos de mercado.

O Sicoob vai disponibilizar até 80 milhões de reais para financiar a compra de tratores e demais equipamentos para as safras 2019/20 e 2020/21.

Com esse valor poderão ser adquiridos até 200 tratores, 30 pulverizadores e 50 colhedoras, calculou o diretor do Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Salatiel Turra.

O sistema Sicoob possui hoje 259 agências no Paraná.

Assinaram o convênio o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o diretor de Gestão do Sicoob, Márcio de Souza Gonçalves; o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Alves das Neves, e o presidente do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Natalino Avance de Souza.

O programa Trator Solidário é operado atualmente por instituições financeiras como Banco do Brasil e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul , que atua por meio das também cooperativas de crédito vinculadas Sicredi e Cresol.

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Administração de Entre Rios institui programa de apoio aos suinocultores

A administração municipal, através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Entre Rios do Oeste, iniciou nesta semana , o repasse do material para construção de banheiro, arco de higienização ou cercas para os produtores do município.

O repasse é realizado através de um programa, que tem por objetivo incentivar os suinocultores, disponibilizando recursos para que os interessados possam atender a portaria da ADAPAR Nº 265 da Biosseguridade.

O secretário da pasta, Gilmar Backes, destacou que a suinocultura além de ser uma atividade indispensável para muitas famílias, também é uma importante fonte de arrecadação para o município.

O valor investido na compra desses materiais pelo município, foi de 125.591 reais e 89 centavos.

Conforme o prefeito Jones Neuri Heiden, considerando a importância da atividade suinícola para a economia de Entre Rios do Oeste, e da dificuldade financeira de muitos pequenos produtores, a administração entendeu ser necessário criar um programa de apoio e facilitar o atendimento às determinações da Adapar..

 

Para participar do programa os suinocultores interessados deverão se inscrever na Secretaria Municipal de Agricultura e atender os seguintes requisitos:

Bloco de Produtor Rural com a discriminação da venda da produção do exercício anterior; não tenha débito de nenhuma natureza com o Município; Estar cadastrado junto ao setor de agricultura; apresentar comprovante de licenciamento ambiental vigente perante o IAP; apresentar projeto de implantação e ainda a Declaração de Aptidão ao PRONAF – DAP.

Continue Lendo

Agricultura

Soja: Paraná registra segundo foco de ferrugem-asiática da safra 2019/2020

A ferrugem-asiática da soja é a principal doença na cultura da soja e possui um custo médio de US$ 2,8 bilhões por safra no Brasil. Foto: Canal Rural

Segundo o Consórcio Antiferrugem, a doença foi confirmada em Castro (PR). O caso anterior aconteceu em Ubiratã, também no estado

Continue Lendo

Agricultura

Adapar alerta para fim do alongamento de prazo de atualização cadastral

Até o dia 20 continua em todo o Estado o processo de atualização cadastral das propriedades que possuem bovinos, búfalos, ovinos, caprinos, equinos, aves e peixes, dentre outros, para fins comerciais ou de lazer.

A etapa terminaria no dia 30 do mês passado porém o baixo índice de atualização em todo o Paraná, fez com que a Adapar estendesse o prazo por mais 20 dias.

O médico veterinário Loreno Egidio Tafarel, faz questão de explicar as razões pelas quais a Adapar está apelando para a consciência dos produtores, para que atualizem seus cadastros….

 

Nos municípios que compreendem a área de ação da unidade veterinária local, os números até hoje são os seguintes:

Entre Rios do Oeste: 223 atualizações, faltando 52 de um total de 275 propriedades.

Quatro Pontes: 339 comprovações, faltando 63 de um total de 402 proprietários.

Pato Bragado: das 344 propriedades, atualizaram 262 e faltam atualizar 82.

Mercedes: de 545 propriedades, atualizaram 499 e faltam atualizar 46.

Marechal Cândido Rondon: atualizaram 1548 e ainda faltam enviar os dados oficiais e atuais 400 proprietários rurais.

O processo de atualização prossegue até o dia 20 de dezembro.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.