Geral
Secretaria de Cultura de MaL Rondon lança concurso de desenho e redação

Publicado em:
A Secretaria de Cultura de Marechal Rondon, em parceria com a Secretaria de Educação, lançou nesta semana o concurso de desenho e redação denominado de “Eu curto meu município”.
O primeiro tema do certame é “Conhecendo o município por meio de visita virtual ao Museu”.
Podem participar crianças do município de 07 a 09 anos, além de um membro da família, que deverá instigar o conhecimento cultural e relembrar memórias rondonenses.
Cada criança poderá produzir apenas um desenho.
Já o adulto participante deverá produzir uma pequena redação com no mínimo 05 e no máximo 10 linhas, descrevendo qual o motivo da peça escolhida, sua função e curiosidades.
Para o concurso foram escolhidas três peças que estão expostas no acervo do museu histórico Padre José Gaertner, no distrito de Porto Mendes, sendo elas um ferro de passar a brasa, lamparina e uma plantadeira manual.
Os objetos podem ser vistos em um vídeo que está publicado na página do Facebook da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon.
O desenho deverá ser colorido e confeccionado em papel A4 e com uso de lápis de cor.
O desenho e a redação deverão ser scaneados e enviados para o e-mail: concursoculturamcr@gmail.com, entre os dia 03 a 10 de julho.
O resultado será no dia 24 de julho.
A premiação será do 1º ao 3º lugar troféu, brinde e certificado.
Conforme a secretária de Cultura, Márcia Veit, o objetivo é ampliar e proporcionar o conhecimento cultural histórico do município de Marechal Cândido Rondon, por meio do desenho e da escrita, além de oferecer uma atividade para as crianças e adultos que se encontram em distanciamento social, em decorrência da pandemia.
Marcia destacou que “Marechal Cândido Rondon comemora 60 anos no dia 25 de julho de 2020; a colonização, suas origens e a história da nossa cidade são de extrema importância e o museu histórico Padre José Gaertner possui um acervo bastante amplo e variado; por isso foram escolhidas as peças do museu para este concurso”.

Geral
PM apreende veículo furtado carregado com cigarros contrabandeados em Pato Bragado
Condutor fugiu para uma plantação de soja e não foi localizado

Publicado em:
Em Pato bragado, na sexta-feira à noite (15), a PM recebeu uma denúncia anônima relatando que um veículo tinha acabado de ser abandonado em determinada região do município.
No local se encontrava um veículo Toyota Corolla, sendo que os militares fizeram contato com diversas pessoas da sociedade na tentativa de localizar a proprietária, até que uma pessoa desconhecida retornou para equipe relatando que a filha da proprietária estaria indo ao local.
A mulher contou que o veículo estava com seu namorado e que este abandonou o carro pois havia discutido com um amigo.
Diante dos fatos, o veículo foi liberado para a responsável.
Em ato contínuo, no momento em que a equipe militar deixava o local, um veículo Fiat Doblo trafegava pela rua Tancredo Neves, em Pato Bragado, sendo que o condutor parou imediatamente ao avistar a viatura policial, abandonou o carro e correu para uma plantação de soja.
Foi realizada abordagem ao veículo, não havendo mais ninguém no seu interior, somente cigarros de origem paraguaia, totalizando 37 caixas.
A PM realizou buscas ao condutor, porém sem êxito.
De posse do veículo, a equipe deslocou até a 2° cia para confeccionar o boletim, sendo realizada consulta no chassi do veículo, o qual apresenta indicativo de furto.
Diante dos fatos, o veículo e as caixas de cigarros foram encaminhados a Receita Federal na cidade de Guaíra.
Geral
PM vai atender ocorrência de violência doméstica e acaba prendendo traficante
Mulher que foi agredida revelou que homem trafica maconha: policia apreendeu quase um quilo da droga

Publicado em:
Neste sábado (16) a Policia Militar de Marechal Cândido Rondon foi acionada para registrar uma ocorrência de violência doméstica.
Na chegada, uma senhora veio correndo ao encontro da equipe policial chorando, dizendo que havia sido agredida e que queria que a policia prendesse o autor, que havia dado chutes e socos em sua cabeça e corpo.
Nesse momento, foi abordado o senhor que apresentava muito nervosismo dizendo que resolveriam por ali o problema, sem a necessidade da polícia.
O homem foi orientado a acalmar-se enquanto a equipe policial estava conversando com a vítima, e então ele tentou ingressar na casa, quando a senhora informou que havia ilícitos na residência.
O autor tentou correr e foi contido pela equipe policial tendo que se fazer uso seletivo de força de imobilização, conhecido como “gravata”, pois verbalização e tentativa de imobilização pelos braços não foram possíveis.
O homem teve que ser algemado de acordo com a súmula vinculante do STF nº 11 para resguardar a integridade física da equipe e do próprio detido.
Na varanda da casa tinham alguns pertences dele, uma mochila e uma mala com roupas.
Realizadas buscas no pertences, foram encontrados dois volumes de substancia análoga a maconha: um “tablete” pensando 880 gramas e um pedaço menor pensando 130 gramas com marcas de corte a faca.
Foi então dado a voz de prisão ao senhor.
Durante a prisão, a central da PM fez contato com a equipe policial informando ter recebido denúncia anônima de que o mesmo trafica no local, que muitas pessoas vão durante a noite e compram maconha em pedaços pequenos.
Anda durante a abordagem, a senhora confirmou à PM que ele realmente vende maconha na residência e que comete os ilícitos em frente a sua filha, uma menina de 05 anos.
O autor foi preso e encaminhado a Delegacia de Policia Civil de Marechal Rondon.
Geral
Arrastão no Ana Paula é adiado devido à chuva em Marechal Rondon
Arrastão foi remarcado para o próximo sábado, 23.

Publicado em: