Rádio Difusora do Paraná

Secretaria de Educação rondonense adquire novos equipamentos para salas de recursos

Trata-se de três centrais educacionais (mesa alfabeto), que totalizaram um investimento de R$ 59.703,00

 

Foi finalizada na terça-feira, dia 31, a instalação de três centrais educacionais (mesas alfabeto) novas para salas de recursos multifuncionais. As novas mesas foram instaladas nas escolas municipais 25 de Março, 25 de Julho e Érico Veríssimo, que agora, portanto, passam a contar com essa importante ferramenta de alfabetização.

As mesas foram adquiridas pela Secretaria de Educação, com recursos próprios do município no valor de R$ 59.703,00, através de processo licitatório com a empresa Positivo Tecnologia S.A.

Segundo o secretário Fernando Volpato, trata-se de um investimento importante para o município, especialmente para as escolas que contam com salas de recursos, mas precisavam desta ferramenta para ampliar as ações pedagógicas e o atendimento aos alunos.

Conforme o secretário, a aquisição destas mesas só foi possível pelo empenho e dedicação da administração e o cuidado especial do prefeito Marcio e do vice Ila com a Educação. “Colocamos a necessidade de aquisição destas mesas educacionais ao prefeito Marcio e ao vice Ila e prontamente eles aprovaram a aquisição. É uma importante aquisição para dar melhores condições de aprendizado aos estudantes”, destacou Volpato.

O secretário informou que para o ano de 2022, está programada a aquisição de mais três centrais educacionais para as escolas Costa e Silva, Osvino Weirich e Floriano Peixoto. “São aquisições importantes e que já estavam no nosso olhar há algum tempo. Trata-se de uma ampliação de atendimento educacional especializado e modernização da infraestrutura”, afirma Volpato.

O QUE É SALA DE RECURSOS?

A sala de recursos é um espaço que possui mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos específicos que são destinados para o desenvolvimento do Atendimento Educacional Especializado (AAE). As aulas ocorrem no contraturno escolar. O objetivo do AEE é identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos considerando suas necessidades específicas.

Para cada aluno é desenvolvido um plano de trabalho individual, no qual constam todos as estratégias que serão utilizadas no trabalho, bem como uma avaliação descritiva, que é realizada no fim de um período (semestral). Procura-se promover áreas como raciocínio lógico, interpretação, oralidade, escrita, memória e as funções executivas.

 

Fonte: Assessoria