Rádio Difusora do Paraná

Secretaria de Educação rondonense decide pelo retorno gradativo das turmas dos CMEIs

Pais ou responsáveis pelos alunos já matriculados estão sendo chamados para que oficializem o interesse da volta dos alunos e para a assinatura de termo de compromisso para a retomada das atividades

 

A Secretaria de Educação de Marechal Cândido Rondon realizou na tarde desta terça-feira, dia 27, reunião no auditório da prefeitura para a discussão acerca do retorno das aulas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Estiveram presentes representantes da pasta e diretores dos CMEIs.

O secretário da pasta, Fernando Volpato, destacou a vontade e o pedido da administração municipal para o retorno. Após ouvir todos os dirigentes, que também foram favoráveis ao reinício das atividades, definiu-se uma programação para a volta gradual das turmas.

De amanhã, quarta-feira (28) até sexta-feira, dia 30, os pais ou responsáveis por alunos matriculados em turno único (matutino ou vespertino), no maternal I e II e no berçário I e II, estão sendo chamados nos CMEIs, para que oficializem o interesse de retorno do aluno, além da assinatura de termo de compromisso para a retomada das atividades.

Já na próxima semana, será a vez dos pais ou responsáveis por alunos que estão matriculados no período integral irem até os centros, para que possam informar em qual o turno que desejam que os alunos compareçam.

O retorno obedecerá às normas sanitárias vigentes que, atualmente, determinam o atendimento de 50% da capacidade máxima da sala de aula. O objetivo é realizar uma programação de modo que os alunos possam vir em um período, sem que fiquem por uma semana em casa. A princípio, portanto, não serão atendidos alunos no integral.

Realizados os levantamentos em cada CMEI, será organizado um cronograma de retorno gradativo. Inicialmente, no dia 16 de agosto, devem retornar os alunos do maternal II. Caso tudo ocorra dentro do esperado, conforme aconteceu com os alunos das escolas municipais, o retorno das demais turmas será logo na sequência, em cronograma a ser divulgado pela Secretaria de Educação. A expectativa é de que até a metade do mês de setembro todas as turmas tenham retornado.

O secretário de Educação, Fernando Volpato, lembrou da preocupação do prefeito Marcio Rauber com os professores e demais funcionários, bem como com todos os alunos. Ele lembrou também que todos os profissionais estão em fase de imunização contra a Covid-19. “Atendendo a uma determinação do prefeito Marcio Rauber e do vice Ila, estaremos retornando com o atendimento nos CMEIs. Estaremos oferecendo todos os equipamentos de proteção individual (EPIs), seguindo todas as normas sanitárias e dando atenção especial para a higienização dos espaços. Esperamos que seja um retorno tranquilo, assim como aconteceu nas escolas municipais. Pais, professores e direção dos CMEIs estão ansiosos pela volta dos alunos. As famílias também podem optar em continuar com o modelo de atendimento com atividades remotas. Neste primeiro momento, pedimos a compreensão dos pais, quanto à forma de atendimento aos alunos. Esperamos que, em breve, tudo volte à normalidade”, ressaltou o secretário Fernando.

 

Fonte: Assessoria